Os pescadores olhanenses voltam a ser homenageados pela Câmara Municipal a 31 de maio, quarta feira. Num concelho ligado histórica e economicamente ao mar, a Autarquia presta, assim, homenagem àqueles que fazem da pesca o seu modo de vida.

2017-116-Dia-do-Pescador-Olhao

As comemorações oficiais têm início às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação do Programa Operacional Mar 2020, seguida da cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, às 16h30. Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira, investigação na pesca e o Prémio Mérito na Pesca, a maior distinção do dia.

Durante a sessão solene serão ainda entregues os prémios aos 1º e 2º classificados do concurso de criação do cartaz de divulgação do Dia do Pescador e ao 1º classificado do concurso de fotografia "Homens de Mar", cujos trabalhos a concurso estarão patentes no Largo Sebastião Martins Mestre, frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Este dia de homenagem aos pescadores olhanenses prossegue no Museu Municipal de Olhão, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo. Às 17h30, para além da abertura ao público do novo espaço de acolhimento do Museu, serão inauguradas as exposições “Homens entre a Terra e o Mar” e “Flamingo Parade”, seguindo-se uma degustação de pescado das lotas nacionais.