Assinala-se na terça feira, dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade. O Município de Olhão associa-se a esta comemoração através da realização de várias atividades.

2017-202-dia-municipal-para-a-igualdade
A iniciativa “Alegria pela Igualdade”, dirigida a munícipes que frequentam centros comunitários do concelho, consiste na dinamização de uma sessão de Yoga do Riso, que propicia um ambiente de grupo onde os participantes interagem, proporcionando benefícios ao nível do bem-estar físico e emocional, e criando um ambiente descontraído e promotor da igualdade.

Outra das atividades previstas para este dia é subordinada ao tema “Sou Livre para Escolher”. Vai ser dinamizada em articulação com a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e pretende combater os estereótipos associados às profissões.

Participarão nesta iniciativa, relatando a sua experiência de vida, uma pescadora, uma engenheira civil, uma engenheira mecânica e um educador.

Para além disso, serão disponibilizados nos locais públicos do concelho folhetos e outros materiais, com o objetivo de alertar a comunidade para as questões da violência doméstica, da violência no namoro, da violência decorrente da homofobia e do tráfico de seres humanos.

Estas atividades colocam a ênfase na sensibilização, que passa por ultrapassar estereótipos e preconceitos, para promover uma cultura que promova a igualdade.