Durante 10 dias, Olhão foi mais uma vez a capital da poesia. Com um programa de exceção, o III Encontro Internacional Poesia a Sul trouxe a vários espaços da cidade alguns dos melhores nesta área, com uma participação por parte do público cada vez maior, no evento literário organizado pela Município de Olhão e comissariado pelo poeta Fernando Cabrita que terminou este domingo.

2017-215-poesia-a-sul-encerramento-01
Os Paços do Concelho, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, a Galeria Sul, Sol e Sal, os Mercados Municipais e o caíque Bom Sucesso foram apenas alguns dos espaços que receberam o Poesia a Sul mais internacional de sempre, com a presença na cidade cubista de convidados de Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e, naturalmente, Portugal, descentralizando, assim, os locais onde se pôde ouvir e/ou dizer poesia.

A lista de participantes, mais de meia centena de poetas, músicos, professores, conferencistas e tradutores, vindos de 16 países, representou, mais uma vez, uma oportunidade de divulgação da poesia contemporânea internacional e de contacto direto do público com os escritores que a criam e produzem, num cenário privilegiado, como é a cidade de Olhão.

Em termos de programação paralela, muitos foram os pontos de interesse, com destaque para eventos musicais, exposições e visitas dos poetas participantes às escolas do concelho, para encontros com os alunos.

A edição de 2017 do Encontro Internacional Poesia a Sul ficou também marcada pelo estabelecimento de parcerias com dois congéneres de reputação mundial: o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, um dos mais importantes certames literários de Marrocos, e o Encontro Literário Internacional Verso Adentro, de Aracena, Espanha.

A IV edição do Poesia a Sul, que ocorrerá em 2018, antevê-se já de consolidação e crescimento, com poetas de países como Japão, Panamá e Porto Rico a terem já manifestado o seu interesse em participarem no evento.

2017-215-poesia-a-sul-encerramento-02

2017-215-poesia-a-sul-encerramento-03