No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto da comunidade, o Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo propõe para as férias do Natal um conjunto de atividades para grupos de crianças em contexto de campos de férias e tempos Livres, bem como para famílias que aproveitem a quadra para participar em atividades diferentes.

2017-224-ferias-no-museu
Para grupos de crianças, o Museu disponibiliza a Oficina de Lendas, onde se irá criar e construir um pequeno teatro de fantoches baseado na Lenda do Arraúl, a Caça a Peça, onde as crianças são convidadas a percorrer as salas do Museu e a descobrir a sua história, e o Peddy Paper no Caminho das Lendas, atividade que permite conhecer o património cultural patente no centro histórico.

Para as famílias que visitem o Museu durante as férias de Natal, são disponibilizadas as atividades Visitar e Desenhar e Caça a Peça. As duas últimas estão sempre disponíveis, bastando para isso pedir junto do balcão de atendimento os materiais necessários.

Quanto às inscrições para as atividades e para as oficinas, basta enviar um e-mail para museu@cm-olhao.pt, ou telefonar para o 289 700 103.

O Museu Municipal de Olhão está instalado na antiga Casa do Compromisso Marítimo, um marco arquitetónico de grande importância para a cidade, datado dos finais do século XVIII.

Após extensas obras de requalificação do imóvel, foi inaugurado, em 2001, o Museu da Cidade de Olhão, designação que conservou até 2014, altura em que tomou a designação de Museu Municipal de Olhão.

O equipamento assume-se como polo mediador da cultura olhanense, preservando, interpretando, promovendo e divulgando os testemunhos patrimoniais do concelho.
O acervo à sua guarda é extenso e diversificado, compreendendo coleções de património marítimo, arqueologia, numismática, indústria conserveira, artes plásticas e decorativas, fotografia, metrologia, cinema, fainas agromarítimas, maquetas navais, armas, maçonaria e farmácia.