No Dia Mundial do Ambiente, as crianças do pré-escolar da Escola EB1 Nº1, do Agrupamento Dr. Alberto Iria, tiveram oportunidade de visitarem a Câmara Municipal, onde foram recebidas pelos vereadores António Camacho e Elsa Parreira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

2018-088-lixo-zero-01
A visita surgiu na sequência do desafio lançado pela autarquia a todos os estabelecimentos de ensino do concelho, no sentido de participarem no desígnio coletivo que é reduzir a quantidade de lixo produzido pela comunidade.

Crianças e educadoras têm vindo a trabalhar na temática e, para além de separarem o lixo produzido na escola, elaboraram um folheto de sensibilização para a temática “Olhão Lixo Zero”, que distribuíram esta manhã junto da comunidade local e na Câmara Municipal.

Na brochura, ilustrada por desenhos das crianças, podem ler-se mensagens que apelam à separação dos resíduos, à utilização dos ecopontos e à despoluição do mar, uma vez que, de acordo com os pequenos autores, “o lixo não sabe nadar”.

António Camacho aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho das educadoras e sublinhar que “este é um assunto que a autarquia leva muito a sério”, ao mesmo tempo que convidou as crianças a serem aliados na “luta” contra o lixo: “precisamos da vossa ajuda, na escola e em casa, para separarem o lixo, limparem as ruas, as praias e o mar”.

“Olhão Lixo Zero” é um dos pilares do programa autárquico para o mandato 2017-2021 – o objetivo é, em conjunto com toda a comunidade, transformar Olhão numa das cidades mais limpas do Algarve.

2018-088-lixo-zero-02

2018-088-lixo-zero-03