A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, visita a praia da Fuseta-mar esta terça feira, 31 de julho, para se inteirar da obra do reforço do cordão dunar levada a cabo pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

2018-107-reabertura-praia-fuseta-04
A Ilha da Fuseta reabriu ao público no início de julho, após a conclusão dos trabalhos de reposição de areia nos 200 metros da concessão, na sequência das intempéries ocorridas no final de fevereiro e início de março deste ano, que “roubaram” grande parte da ilha.

Também os passadiços foram reconstruídos, bem como o cais de embarque e as respetivas passadeiras. As intervenções, da responsabilidade do Município de Olhão, tiveram um valor total de 219 mil euros, provenientes do Fundo do Ambiente.

A praia da Fuseta-mar foi severamente devastada, tendo perdido um significativo volume de areia, de onde resultou o corte da duna numa altura superior a 3 metros em grande extensão da ilha, e consequente destruição de parte das paliçadas existentes.

Tendo sido possível efetuar a consignação da empreitada em 22 de maio, foram multiplicados esforços para agilizar o cumprimento de objetivos iniciais no que diz respeito ao reforço do cordão dunar, em particular a reposição de sedimentos e reperfilamento de uma frente de praia com cerca de 200 metros, objetivo prioritário para viabilizar a abertura da época balnear naquela praia, o que veio a acontecer em 10 de julho e possibilitou hastear as bandeiras Azul e Qualidade de Ouro da Quercus, com que esta zona balnear olhanense voltou a ser distinguida este ano.

De acordo com a Sociedade Polis, no âmbito do reforço do cordão dunar nesta zona tão fragilizada, já foram repostos, e parcialmente reperfilados, cerca de 80.000 m³ de areia, permitindo em paralelo que a praia disponha de condições para ser utilizada pelo público em geral, concessionários e outras entidades de promoção turística, na área de intervenção.