Decorreu esta quinta feira, 3 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de assinatura dos contratos de consolidação das mobilidades intercategorias na carreira especial de bombeiro municipal, que contemplou 15 efetivos da corporação de Olhão, que agora foram promovidos de Bombeiros de 3ª a Bombeiros de 2ª Categoria.

2019-002-promocao-bombeiros-01
O processo agora concluído era um antigo anseio dos Bombeiros, Comando e Município, uma vez que desde 2007, a última oportunidade de promoções, que estas não ocorriam, devido ao congelamento de progressões das carreiras vigente nos últimos anos.

“Face à possibilidade agora conferida pela legislação, foi possível concretizarmos todos os requisitos necessários para concluir os processos de promoção, bem como os respetivos cursos específicos”, adiantou o presidente da autarquia, António Miguel Pina, concluindo que “estas promoções permitem-nos valorizar a notável e prestigiosa atividade de bombeiro profissional”.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros de Olhão passou a dispôr de graduados para a chefia de todas as operações de socorro, implicado, assim, uma maior eficiência e legitimidade na qualidade da proteção e socorro das populações e do interesse publico.

António Miguel Pina aproveitou a cerimónia para agradecer a forma responsável e paciente com que os bombeiros agora promovidos sempre desempenharam as suas missões, “mesmo com os prejuízo financeiros e sociais provocados pela falta de reconhecimento efetivo das suas carreiras”.

2019-002-promocao-bombeiros-02

2019-002-promocao-bombeiros-03