Assinala-se, mais uma vez, em abril, o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude. Olhão assinala este período com um conjunto de ações de sensibilização, que visam relembrar a responsabilidade coletiva para a prevenção dos maus tratos.

2019-047-Mes-prevencao-maus-tratos

Assim, ao longo de todo o mês, o edifício dos Paços do Concelho estará iluminado de azul, a cor da campanha que estará presente um pouco por todo o concelho.

Este mês de prevenção contra os maus tratos na infância tem o seu ponto alto no dia 30 de abril, às 09h30, no Estádio Municipal, com a construção de um laço azul humano, com a participação das escolas e IPSSs do concelho, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a problemática.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989 nos Estados Unidos, quando Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de homenagem aos seus dois netos, ambos vítimas de maus-tratos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças da violência e negligência.

A história desta avó demonstra o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

2019-047-mes-prevencao-maus-tratos-02