O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão (CBMO) comemora na próxima terça feira, 29 de outubro, o seu 88.º aniversário desde a sua municipalização, em 1931. As celebrações realizam-se no dia 2 de novembro, no parque de estacionamento municipal Bela Olhão para as quais, para além das entidades oficiais, foram convidados todos os bombeiros e as suas famílias.

2019-168-bombeiros-mnicipais-de-olhao-88-aniversario

As celebrações do 88º aniversário do CBMO, no dia 2 de novembro, começam às 11h00, com as promoções de 12 bombeiros voluntários que concluíram o seu estágio, integrando as fileiras do CBMO com a categoria de 3ª, seguindo-se a entrega dos troféus de reconhecimento, relativos a 2019, aos elementos que se destacaram ao serviço da comunidade.

Neste dia de festa, serão também apresentados os novos equipamentos que o Município adquiriu para dotar os bombeiros olhanenses das melhores condições de trabalho. Os soldados da paz receberão, assim, equipamentos de proteção individual (capacete, cógula, fato de combate a incêndios estruturais, luvas, botas e peça facial) de última geração, ao nível do que de mais inovador se utiliza a nível internacional.

Será ainda oferecido ao CBMO uma tela de salvamento, bem como diversos equipamentos de apoio aos salvamentoss, como capuzes de resgate a vítimas em atmosferas contaminadas. Trata-se de um equipamento único na região do Algarve e que ainda poucas corporações usam a nível nacional. O Município entregará ainda uma câmara térmica (drone) equipada com dispositivos para operações de socorro, salvamento e resgate.

No total, o Município investiu €170.000,00 na aquisição destes equipamentos, demostrando, desta forma, o seu compromisso com a segurança dos homens e mulheres que socorrem a população.

O CBMO, enquanto principal agente de proteção, socorro e proteção civil do concelho garante, há 88 anos, a segurança de todos os olhanenses, algarvios e portugueses em geral, bem como da vida animal e ambiente circundante.

Esta importante estrutura municipal conta atualmente, nos seus diferentes quadros (comando, ativo, honra e fanfarra), com 141 elementos, sendo 55 funcionários da Autarquia e os restantes voluntários e tem ao seu dispor, no total, 37 viaturas de combate a incêndios, apoio, ambulâncias, embarcações, motos, máquinas e reboques.

O atual quartel-sede, situado na Avenida Bernardino da Silva, será em breve substituído por uma estrutura construída de raíz, com todas as condições de funcionalidade e fora do núcleo urbano da cidade.