A partir do início de junho, é retomada a celebração da missa na Igreja Matriz de Olhão. Face às novas regras impostas pela pandemia de covid-19, serão observadas as normas emanadas pelo Conselho Episcopal, de forma a garantir a segurança dos fiéis durante as celebrações.

igreja-matriz-03
Assim, até ao final de agosto, passará a haver mais uma missa ao fim de semana, ocorrendo as liturgias ao sábado, às 17h00 e às 19h00, e ao domingo, às 10h30. Se necessário, será criada mais uma celebração ao domingo.

Os lugares serão marcados, de forma a garantir a distância sanitária e a segurança dos participantes, sendo a lotação da igreja limitada a um terço.

Para garantir que todas as pessoas e/ou famílias têm lugar, será implementado pela paróquia um sistema de inscrições prévias na celebração, que será verificada à entrada pela pessoa responsável pelo acolhimento, através da apresentação de um cartão emitido pela paróquia.

Os fiéis que pretenderem assistir todas as semanas à mesma missa, poderão optar pela fidelização, uma forma de garantirem, desde logo, o seu lugar em todas as eucaristias.

As inscrições poderão ser efetuadas até dia 28 de maio, através dos seguintes contactos: 965 099 839 (das 10h00 às 12h00, das 15h00 às 17h00 e das 22h00 às 23h00); 967 363 082 (das 15h00 às 20h00) e 964 695 162 (das 18h00 às 22h00).

A entrada na Igreja deverá acontecer até 10 minutos antes da celebração Entrada e saída far-se-ão pelo guarda-vento, para que ninguém tenha de tocar em portas ou puxadores.

De acordo com a paróquia, este esquema permite garantir segurança e, para os que se inscrevem, a certeza de que têm lugar. Para os fiéis que não se inscrevam, haverá a possibilidade de assistirem à eucaristia, no caso de haver alguma marcação que não compareça. A paróquia aconselha, no entanto, a que todos façam a sua inscrição, para que todo o processo decorra de uma forma segura e ordeira para todos.

Durante a semana, as missas serão celebradas de terça a sexta feira, às 18h00, sem necessidade de inscrição.

Quanto aos velórios e funerais, continuarão a ser realizados na Igreja da Soledade, só podendo ser ocupados os lugares marcados.

Em todas as ocasiões – missas, velórios, etc. – é obrigatório o uso de máscara.

Para momentos de oração pessoal, a Igreja Matriz funcionará nos horários habituais: das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00. Continuam proibidas, para já, as visitas de grupos organizados à igreja.