A Gala Olhão Fadista apresenta nos dias 23 e 24 de abril, numa transmissão online a partir das 21h30 no Facebook do Município, os fadistas da cidade cubista. Este evento está integrado no programa cultural Bezarenha, que reúne a cultura dos 16 municípios do Algarve. Nestas duas noites, os ventos que chegam de Olhão soam a fado!

2021-026-gala-olhao-fadista-01

Uns já consagrados e outros dão os primeiros passos firmes no mundo da música. Assim são os olhanenses intérpretes da canção nacional que se apresentam ao público, entre eles conterrâneos residentes nos quatro cantos do mundo, para duas noites memoráveis, a 23 e 24 de abril, às 21h30.

Participam na primeira noite da Gala Olhão Fadista, a 23 de abril, os intérpretes Carlota Valério, Maria Libânia, Mário Saraiva, Sara Gonçalves e Pedro Viola, que fecha as atuações da primeira parte do evento. Serão acompanhados, na guitarra portuguesa por Vítor do Carmo, na viola de fado por Paulo Feiteira e no contrabaixo por António Correia.

Na segunda noite desta verdadeira festa da alma olhanense, a 24 de abril, cujo espetáculo será transmitido novamente online a partir das 21h30, o fado volta a fazer-se ouvir, desta vez pelas vozes de Teresa Viola, Inês Graça, Estrela Maria, Luís Moreno, Vítor Rocha e Tatiana Pinto. A acompanhar este segundo leque de intérpretes estarão Filipe Batista (guitarra portuguesa), Paulo Feiteira (viola de fado) e António Correia (contrabaixo).

O Bezaranha é promovido em parceria pelos 16 municípios do Algarve, juntamente com a Direção Regional da Cultura e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). Esta programação cultural em rede resulta de uma candidatura da AMAL no âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020).

O projeto, que se designa Bezaranha – Há ventos que vêm por bem!, abrange iniciativas e eventos culturais em todos os municípios algarvios, contribuindo desta forma para apoiar os artistas locais de cada município e realizando também itinerâncias entre os concelhos.

A programação do Bezaranha conta com iniciativas em múltiplas áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, cinema, artes visuais, projetos multidisciplinares) e decorre durante todo o ano de 2021.

Devido à atual situação pandémica, a Gala Olhão Fadista será transmitida online, no Facebook do Município e do Bezaranha, mas Olhão também receberá no âmbito deste programa, nos próximos meses, vários eventos de rua, que serão divulgados oportunamente. Já no fim de semana de 29 e 30 de abril, a cultura volta a fazer-se em Olhão com a Mostra de Artes Performativas, que em breve será dada a conhecer.

2021-027-bezaranha-logos