Mercado Social ArrendamentoA Câmara Municipal de Olhão é um dos parceiros do programa “Mercado Social de Arrendamento”. Este programa visa dar resposta a uma necessidade social básica: a habitação!

Este programa, que resulta de uma parceria entre o Estado, os Municípios e as Entidades Bancárias aderentes, associados ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), arrancou, esta terça-feira, com a assinatura do protocolo que põe no mercado mais de 800 imóveis através de um fundo único imobiliário de arrendamento, que dá pelo nome de Fundo de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH), com um valor superior a cem milhões de euros.

O Mercado Social de Arrendamento dirige-se a classes sociais que, apresentando rendimentos superiores aos que permitem a atribuição de uma habitação social, não apresentam, contudo, capacidade financeira para arrendarem um imóvel em mercado livre, representando um triplo benefício, resolvendo também as dificuldades de acesso à habitação das famílias, uma vez que as rendas a praticar apresentarão valores de rendas 20% a 30% inferiores às praticadas em mercado livre, bem como rentabiliza o património imobiliário que os bancos têm nas suas carteiras de imóveis e potencia o mercado da Reabilitação Urbana.

As candidaturas poderão ser feitas através do novo site http://www.mercadosocialarrendamento.msss.pt.

Para qualquer esclarecimento adicional e acompanhamento das candidaturas, o Município de Olhão disponibiliza um contacto associado exclusivamente a este programa: arrendamentosocial@cm-olhao.pt.