2012-121-Reuniao EMI 10dez2012
O Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão acolheu, no dia 10 de dezembro, a 1ª Reunião da Comissão Externa de Acompanhamento (CEA) do Estudo da Mobilidade Interurbana do “Algarve Central” (EMI). Fizeram-se representar cerca de 40 entidades regionais e da administração central com responsabilidades no setor. A sessão contou ainda com a presença da Comissão Executiva do Estudo constituída pelos autarcas dos seis municípios (Albufeira, Faro, Olhão, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira).

A reunião teve como principal objetivo apresentar os resultados dos trabalhos de caraterização e diagnóstico (Fase 1), que se encontram em fase de conclusão.

Na abertura da reunião, os autarcas locais salientaram a importância do estudo para a melhoria do sistema de mobilidade e transportes inteurbanos dos seis municípios, frisando a relevância de se tratar de um estudo de caráter intermunicipal do qual se esperam medidas que permitam racionalizar custos, promover sinergias entre os municípios e melhorar a mobilidade das populações e da acessibilidade deste território.
2012-121-Reuniao EMI 10dez2012 4
Seguiu-se uma apresentação detalhada pela equipa da DHV, que se encontra a elaborar o estudo das principais conclusões do trabalho desenvolvido até ao momento, tendo sido salientada a predominância da utilização do transporte individual nas deslocações diárias da população, a necessidade de melhoria ao nível do sistema de transportes públicos, nomeadamente no que concerne ao transporte ferroviário regional na Linha do Algarve e às questões relacionadas com a intermodalidade entre os vários modos de transporte (articulação horária, tarifária e condições de transbordo).
2012-121-Reuniao EMI 10dez2012 3
Ainda no âmbito deste 1ª fase encontram-se previstos dois fóruns de divulgação dos resultados e auscultação da população a realizar no dia 11 de janeiro de 2013 pelas 21h30 na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho de Albufeira e no dia 12 de janeiro de 2013 pelas 15h00 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.