2013-092-Semana CriancaO vice-presidente do Município de Olhão, António Pina, participou ontem num dos principais momentos da Semana da Criança e do Ambiente que decorre até hoje, sexta-feira, no Jardim Pescador Olhanense. Os membros do Executivo Municipal entregaram prémios às escolas do concelho que participaram no concurso para o melhor cartaz alusivo à água. Mas houve muito mais durante toda a semana…

Desde o dia 27 de maio, segunda-feira, que o Jardim Pescador Olhanense, na zona ribeirinha de Olhão, se transformou no palco da diversão e aprendizagem para cerca de três mil crianças olhanenses oriundas dos jardins de infância e escolas do 1º ciclo do concelho, públicas e privadas. Ontem, as escolas premiadas pela organização por terem concebido os melhores cartazes referentes ao tema “Água” foram a EB1 Nº5 (3º lugar). A EB1 Largo da Feira (2º lugar) e o Jardim-de-Infância Meninos da Vila, da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho (1º lugar).

Insufláveis, animadores de rua, pinturas faciais e do corpo, teatro, um mural de pinturas, jogos de reciclagem, desfiles de moda… estes foram só alguns dos atrativos desta semana repleta de emoções para os mais pequenos.

A defesa do ambiente esteve sempre em destaque nas atividades propostas pelos técnicos do Município e nas presenças em palco, como aconteceu com a peça de teatro do grupo olhanense A Gorda, que apresentou “Fada do Mar”, abordando o tema da consciência ambiental e a preocupação com a poluição das águas. Esta peça, que cativou a participação dos mais pequenos, levou ao palco do Jardim Pescador Olhanense alunos estagiários de teatro da Casa da Juventude.

2013-092-Semana Crianca22013-092-Semana Crianca3

Mas realizaram-se muitas mais atividades, como os desfiles de moda alusivos ao tema da reciclagem, jogos com palavras, atividades de prevenção rodoviária a cargo da PSP, assim como a apresentação das equipas cinotécnicas da Polícia (homem e cão de busca), iniciação à Arqueologia promovida pelo Museu da Cidade, passeios no Caíque Bom Sucesso, experiências pelo Centro de Ciência Viva de Tavira, jogos didáticos pelo Centro de Saúde de Olhão ou circuitos psicomotores ministrados pelos técnicos da Divisão de Desporto da CMO.

Esta foi uma semana de muita animação, dando ao Jardim Pescador Olhanense um colorido mais intenso, provocado pela alegria e agitação das crianças.