2013-120-Fuseta padroeiraA Festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que todos os anos atrai milhares de visitantes à Fuseta, tanto população do concelho como turistas, decorre de 13 a 22 de julho. As comemorações são, ano após ano, grandes manifestações de fé e devoção dos pescadores locais e realizam-se no Adro da Igreja e na Zona Ribeirinha da Fuseta.

A romaria da chegada, partida e agradecimento à Nossa Senhora do Livramento, numa procissão pelo mar, são momentos altos das celebrações, em que participam as embarcações engalanadas no mar, e por terra percorrem-se as ruas da freguesia.

A festa, que decorre entre os dias 13 e 22 de julho, realiza-se no Adro da Igreja Matriz e na Zona Ribeirinha da Fuseta com organização da Paróquia, da Junta de Freguesia e Associação Cultural Fusetense.

Do programa destacam-se, a 13 de julho (sábado) às 15h00, os 43º Jogos Florais Internacionais de Nossa Senhora do Carmo, que decorrem na sala multiusos da Junta de Freguesia, seguidos de uma visita à Casa Museu da Prof. Maria José Fraqueza. No dia 15 (segunda-feira) o destaque vai para a Noite de Fado, com Sara Gonçalves, a partir das 23h30, no Adro da Igreja.

Dia 16 de julho (terça-feira), depois da Eucaristia às 21h00 acontece a tradicional fogueira em honra de Nossa Senhora do Carmo, com a queima do barco e Cânticos a Nossa Senhora (22h00, no Adro da Igreja). Às 22h30 atua a Tuna 3 Gerações (alunos da Escola de Música da Fuseta e Moncarapacho).

Na quarta-feira, 17 de julho, às 22h00, quando também abre o bazar e o bar, como acontece todos os dias (Adro da Igreja) é apresentada a peça de teatro “A Romaria a Nossa Senhora do Livramento”, da autoria de Maria José Fraqueza. E a festa continua a 18 de julho, na Zona Ribeirinha. Às 23h30 a música portuguesa continua a ser rainha com a atuação dos Alunos da Escola de Música da Associação Cultural Fusetense.

Dia 20 de julho (sábado) é de muita celebração que começa às 13h40 com a saída da imagem de Nossa Senhora do Livramento da sua capela, em procissão pelo mar, rumo ao cais da Fuseta, às 14h00 sai a Procissão da Igreja da Fuseta com a Nossa Senhora do Carmo em direção ao cais para a receção a Nossa Senhora do Livramento, às 16h00 realiza-se a Eucaristia no Adro da Igreja e às 18h00 a celebração do Rosário, também no Adro da Igreja. Às 21h30 haverá baile com os Blue Star (Zona Ribeirinha) e às 23h30 atuam as Tayti.

No domingo, 21 de julho, às 17h00 realiza-se a Eucaristia Festiva em Honra de Nossa Senhora do Carmo, seguindo-se às 18h00 a procissão pelas ruas da freguesia com as imagens de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Livramento e São Pedro. À noite há baile (21h30) com Luís Filipe (Zona Ribeirinha) e às 23h00 a festa continua com um espetáculo dos Al-Mouraria.

O última dia de celebrações, a 22 de julho (segunda-feira), começa com a eucaristia em sufrágio pelos pescadores falecidos no mar, às 16h00, seguindo-se às 17h00 a procissão pelo mar, que levará a imagem de Nossa Senhora do Livramento à sua capela. Às 21h30 há baile com Filipe Romão (Zona Ribeirinha) e às 23h30 o espetáculo é com Belito Campos.

O programa completo das festividades pode ser consultado em http://jf-fuseta.pt/frontoffice/eventos/ver/419.

2013-120-Fuseta padroeira22013-120-Fuseta padroeira3