2013-158 Pequenos gestos02No âmbito da Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social – de 12 a 20 de outubro, o Município de Olhão proporcionou um dia diferente, aos mais carenciados do concelho, intitulado “Pequenos gestos de inclusão/integração social“. A ação realizou-se no dia 14 de outubro e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, divididas em dois grupos (manhã/tarde), que visitaram o Museu Municipal e a Casa João Lúcio, terminando com um passeio pela Ria Formosa, no Caíque.

Olhão “abraçou” a semana de combate à pobreza e exclusão social, conjuntamente com outras entidades e Municípios.
Porque o trabalho de equipa poderá dar frutos, um futuro mais próspero e seguro para todos, uma equipa técnica constituída por técnicos do Município, Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa, uniram esforços e de forma simbólica proporcionaram um dia diferente, abrindo novos horizontes através da cultura.

Os grupos puderam conhecer a origem do Compromisso Marítimo, a sua missão enquanto forma de ajuda à população olhanense dos finais do século XIX, início do século XX, a força social e religiosa que tinham os Compromissos da época, facilitando medicamentos e informações preciosas para exercerem a sua atividade condignamente, quer a nível de medicação, quer a nível de direitos.

A curiosidade das exposições presentes no Museu Municipal, aguçou-lhes o espírito de aventura, e visitaram, alguns pela primeira vez, a Casa João Lúcio, e conheceram um pouco mais deste célebre poeta, advogado, bem como a Sociedade do Século XIX, seus trajes e profissões.

2013-158 Pequenos gestos012013-158 Pequenos gestos042013-158 Pequenos gestos052013-158 Pequenos gestos062013-158 Pequenos gestos072013-158 Pequenos gestos09