capa paisagens china-site-02Lançamento do livro "Paisagens da China e do Japão"
17:30

Wenceslau de Moraes (1854 – 1929) Nasce em Lisboa a 1854. Foi Oficial da Marinha de Guerra, posto que o levou a viajar até Macau em 1885 onde foi promovido a Capitão de Fragata e nomeado Vice-Comandante do Porto de Macau.

Ao estabelecer-se em Macau, foi dos primeiros professores do Liceu de Macau desde a sua fundação em 1894. A primeira visita ao Japão dá-se no ano de 1889 e o encanto com o país do Sol Nascente foi imediato.

Dez anos depois dessa primeira visita, em 1899 abandona a carreira naval e abre o primeiro Consulado Português na cidade japonesa de Kobe.
Wenceslau de Moraes viria a passar o resto da vida no Japão onde repousam até hoje os seus restos mortais. A Portugal chegavam as suas crónicas e contos publicados em vários jornais como por exemplo o “Comércio do Porto”.

Paisagens da China e do Japão é o terceiro livro do autor e uma das obras que se encontra esgotada há décadas. Publicada a primeira vez em 1906, teve apenas uma reedição no ano de 1938.

Um livro composto por 17 contos e crónicas literárias, Paisagens da China e do Japão é uma viagem pela cultura de dois países tão distintos e na época, tão distantes de Portugal, descritos nas suas tradições e novidades pela escrita cuidada da mão de Wenceslau. Um livro ilustrado com antigas litografias escolhidas pelo autor, é também uma obra que junta gravuras originais que o próprio escritor, ele mesmo um apaixonado por pintura, desenhou.
A reedição acontece no ano em que se comemoram 160 anos do nascimento de Wenceslau de Moraes.

A LIVROS DE BORDO É UMA NOVA EDITORA INDEPENDENTE QUE COMEÇA A PUBLICAR EM 2014 FOCADA EM TEMAS DA ÁSIA E DO ORIENTE.
O LANÇAMENTO DE PAISAGENS DA CHINA E DO JAPÃO VAI SER FEITO COM A PRESENÇA DA ASSOCIAÇÃO WENCESLAU DE MORAES.

Autor: Wenceslau de Moraes

capa paisagens china-site-01