2014-biblioteca-a-casa-02Apresentação do livro "A Casa"
19 de novembro de 2014
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão

Autor: Carlos Luís Figueira

Carlos Luís Figueira nasceu em Campo Maior em Outubro de 1944.
Saiu do País clandestinamente em Agosto de 1964 tendo-se fixado em Bruxelas, onde lhe foi reconhecido o estatuto de refugiado político. Durante a permanência neste País, aderiu ao PCP.

Foi aluno da Universidade Livre de Bruxelas em ciências políticas e sociais e mais tarde no Instituto de Ciências Sociais e Políticas de Moscovo.
Regressou clandestinamente a Portugal, como quadro do PCP, em Agosto de
1968, situação em que se manteve até ao 25 de Abril de 1974.

Foi membro do Comité Central e da Comissão Politica do PCP até ao XVI Congresso.

Veio a ser expulso do Partido em Setembro de 2002, num processo que envolveu Edgar Correia e Carlos Brito. É membro da Refundação Comunista.
Consultor de empresas, cronista regular, na imprensa regional e nacional, é director do mensário Jornal do Baixo Guadiana.

“A Casa” fala-nos da vida clandestina, dos comunistas e de outros democratas, que combateram a ditadura durante os tempos do salazarismo e do marcelismo.

Tal como refere Carlos Brito no prefácio do livro, relativamente à personagem central:
“Assinale-se desde já, que o percurso deste jovem comunista é muito parecido com o percurso que o próprio Carlos Luís Figueira fez na sua juventude, nomeadamente quando pelos meados dos anos 60, do século passado, veio para o interior do País, como funcionário do PCP”.

2014-biblioteca-a-casa-01