2015-249-exposicao-gente-de-feGentes de Fé - Exposição de Fotografia
3ª a 6ª das 12:30 - 19:00 / sábados: das 10:30-17:00
Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Autor: Marcelo Borges

No âmbito da VII Semana Cultural da Casa dos Açores no Algarve, "Açores -  Letras, Artes, Música e Sabores", a Biblioteca Municipal tem patente de 05 a 26 de novembro uma exposição fotográfica, intitulada "Gente de Fé", da autoria de Marcelo Borges.
As fotografias expostas focam o povo, os festejos e o culto ao Divino Espírito Santo na região Autónoma dos Açores.

Marcelo Filipe Tavares, nasceu em São Miguel, a 17 de Novembro de 1984. Cedo se ligou à fotografia, mas foi como estudante de Arte no Liceu Antero de Quental, em Ponta Delgada, que estendeu os sentidos ao assimilar novas formas e texturas. Nele conheceu e contactou com a câmara escura. Aquela que, mais tarde, vem proporcionar-lhe a possibilidade de expor numa amostra colectiva de fotografia no "9º Colóquio de História da Arte", realizado em Vila Nova de Gaia e na sua primeira exposição individual "Re-visualizar", decorrida no Museu de Lagoa, São Miguel.

Decorridos os tempos divulgou a sua fotografia em "m.productions", Escola Profissional de Capelas, Ponta Delgada; "Agir Humano", Paços do Concelho da Lagoa; e "Gentes de Fé", Auditório Municipal de Lagoa, Algarve. Foi ainda selecionado para as amostras colectivas "Terra Nostra", "Temas Inéditos da Lagoa", "Festividades 08", desenvolvidas pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, e "Legados de Um Povo."

Foi distinguido com duas menções honrosas no Concurso de Fotografia "Festividades 07", iniciativa do Clube Zoom; Foi 2º Lugar no "1º Aniversário Zoom", venceu o "II Concurso de Fotografia", da Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo e o "II Concurso de Fotografia - Reflexos Açorianos" a nível Açores.

Publicou fotografias e foi capa da revista mensal Saber Açores; nas revistas fotográficas Super Foto Prática, Foto Prática e Foto Plus; e na Atlântida, Revista de Cultura, do Instituto Açoriano de Cultura.

Apesar de auto didacta, dirigiu a formação "Iniciação à Fotografia Digital", na Escola Secundária de Lagoa e frequentou os cursos de "Introdução à Fotografia de Natureza", e de "Retrato" ambos dirigidos pelos fotógrafo Freelancer profissional António Luís Campos e foi membro do primeiro corpo directivo da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.