289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2016-003-marco-02-pe-descalco-01Apresentação do Livro "Pé Descalço: da Suécia a Portugal sem um tostão!"
Ricardo Frade
19 de março 2016
16h00
Espaço Polivalente da Biblioteca


A Génio e Audácia publica o livro “Pé Descalço: da Suécia a Portugal sem um tostão!”, o «último capítulo» desta inédita aventura que é o projeto “Pé Descalço 2013”.

Quando, há cerca de sete anos, Ricardo Frade e a sua Sofia se viram mergulhados em problemas, muitos deles derivados de (falta de) dinheiro, podiam ter emigrado. Podiam ter desistido da vida. Podiam ter feito mil e uma coisas. Preferiram a opção 1002: estudar finanças. E não é que resultou? Sendo pessoas de espírito humano, depressa quiseram pôr os conhecimentos adquiridos – os teóricos e os práticos – ao serviço de quem passa(va) dificuldades que lhes são tão familiares. Surgiu a ideia de escrever um livro. Mas… mais um livro de finanças pessoais? Não. Este não é um livro sobre finanças. É um livro sobre pessoas, os seus problemas quotidianos e a forma como os encaram.

O Ricardo estava na Suécia. No norte da península Escandinava, em pleno Inverno. Não conhecia o país e não sabia uma palavra de sueco. Não tinha na sua posse qualquer dispositivo eletrónico, dinheiro ou cartões de crédito/débito, e, para cúmulo, não tinha onde dormir, nem sequer o que comer. Mas voltou para Portugal são e salvo…em apenas 13 dias!

2016-003-marco-02-pe-descalco-02Cada dia desta inédita viagem é retratado num capítulo, culminado com a partilha de outras três histórias igualmente fantásticas e inspiradoras. Utilizando quase todos os meios de transportes para se deslocar (comboio, autocarro, camião, entre outros), e dormindo em sítios tão inacreditáveis como a arrecadação de um hotel em Paris, o Ricardo chegou à Mundos de Vida no dia 19 de Fevereiro de 2013. Sediada em Lousado, Vila Nova de Famalicão, esta é a instituição beneficiária de parte das receitas do projeto (no qual se incluem as vendas do livro).

Um livro cheio de peripécias e episódios caricatos, que diverte e entretém, ao mesmo tempo que nos obriga a viajar sem sair do sítio. Uma obra já aclamada pelas personalidades que compõem o grupo de leitores piloto, unânimes em recomendar a leitura. São eles: Marcelo Rebelo de Sousa, professor universitário e comentador político que assina o prefácio; Nuno Markl, humorista; José Moreira da Silva, ex-adjunto da presidência do Conselho de Ministros; António Quinteiro Nobre, embaixador de Portugal para as Coreias; Luís Palha da Silva, vice-presidente do Conselho de Administração da GALP; Pedro Abrunhosa, músico; Ricardo Braga “Ricardinho”, capitão da Seleção Nacional de Futsal; Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz; Bruno Coimbra, deputado na Assembleia da República; Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Jorge Silva, hair stylist; Pedro Caramez, guru de redes sociais.


Biografia
Ricardo Jorge de Oliveira Seabra Frade nasceu em 1981, em Coimbra.

Professor e músico de formação, trabalhou nessa área de 2003 a 2010, até ter abraçado em pleno a carreira de consultor financeiro num banco de investimento, iniciada em 2007.

Em 2010 teve a sua primeira incursão pelo meio empresarial, da qual permanecem as aprendizagens. Em 2012 fundou a Génio e Audácia – que edita o livro “Pé Descalço – da Suécia a Portugal sem um tostão!” – agrupando no mesmo contexto a consultoria financeira e bancária, a consultoria/turismo de investimento para investidores estrangeiros, e os programas de desenvolvimento financeiro e pessoal personalizados, direcionados não só para adultos, mas também para jovens.

É um contador de histórias nato, e por isso mesmo tem feito sucesso como orador convidado em alguns eventos.
Desde 2009 que é o maestro do Coral de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, cidade que é a sua casa desde 2003.

Partilha todas as aventuras com a sua Sofia, “Frade” desde 2004. Seis anos após o casamento, entram no programa de acolhimento familiar da Mundos de Vida, sendo hoje “pais de coração” de três meninos com idades entre os 11 e os 17 anos.
Sempre foi um autodidata, e é um homem que gosta “de fazer coisas”.



Diário e Obra de Florbela Espanca
Alma Azul
08 de março 2016
14h30
Espaço Polivalente da Biblioteca

2016-003-marco-03-diario-e-obra-de-flor-bela-espanca

Florbela Espanca é uma figura mítica da vida literária portuguesa.

Poeta e ficcionista de talento incontestável continua a ser uma das mais populares e lidas autoras do século XXI.

A Alma Azul, produtora de atividades culturais de Coimbra, traz à Biblioteca Municipal Municipal uma sessão sobre o Diário e a Poesia de Florbela Espanca.

A responsável da sessão, Elsa Ligeiro (diretora da produtora e editora Alma Azul), fará uma intervenção informativa sobre a vida e Obra de Florbela Espanca a partir do seu Diário.

A sessão contará ainda com a distribuição gratuita do livro Diário de Florbela Espanca por todos os presentes na sala até ao limite máximo de 25.



2016-003-marco-01-arvores-3-olhares

Exposição "Árvore3 Olhares"
Henrique Silva, António Travassos e Ana Oliveira
05 a 30 (Inauguração dia 05, pelas 15h30)
3ª a 6ª das 12:30 às 19:00 / sábados das 10:30 às 17:00
Galeria da Biblioteca

No âmbito do Dia Mundial da Árvore, que se celebra anualmente a 21 de março, a Biblioteca apresenta uma exposição de escultura, pintura e fotografia dos autores Henrique Silva, António Travassos e Ana Oliveira respetivamente.

Henrique Silva nasceu em Querença - Loulé, decorria o ano de 1949.

2016-003-marco-01-arvores-3-olhares-02

As artes plásticas bailavam-lhe na mente, assim em 1985 inicia timidamente a pintar num estilo misterioso, manifestando alguma inquietude.
Como habitante do barrocal algarvio, a pedra sempre o fascinou. Dominou a matéria e na pedra se revelou.

A sua obra não passa despercebida, principalmente pelo mistério que nela há. A mensagem da alma, a mistura da alegria e a dor. Aquilo que nos quer dizer mas não o diz (na totalidade), é assim a Obra deste artista, do poeta (na tela e na forma).

Hoje conta com várias exposições coletivas e individuais em Portugal, Finlândia, Espanha e Inglaterra.

2016-003-marco-01-arvores-3-olhares-03António José R.S. Travassos, nascido em Luanda em 1957, é técnico superior no Instituto do Emprego e Formação Profissional desde 1996, e residente no Algarve desde 1999.

Em 2006 iniciou-se na pintura, como passatempo de fins de semana.

Em 2014 expõe, pela primeira vez, na 35 Mostra de Artes Plásticas de Loulé, promovida pela Casa da Cultura de Loulé, e na coletiva “Árvores – 3 olhares”, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé.

Ana Paula Oliveira, residente na cidade de Loulé. Nos últimos anos a fotografia tem ganho cada vez mais lugar na sua vida com muito espírito autodidata, mas com forte aposta na formação em fotografia através da frequência de cursos de formação com o fotógrafo Rui Ribeiro, com o fotógrafo de viagens Joel Santos e ainda formação de fotografia de desporto no Autódromo de Portimão com a equipa da Colorfoto e formação em fotografia de recém nascido com o fotógrafo José Cruz.

Em termos de divulgação do trabalho tem, para além da participação em concursos de fotografia com prémios atribuídos, menções honrosas e publicação de fotos, participado em exposições coletivas. Em 2014 uma das suas fotografias fez parte do cartaz da “Semana Cultural de Alte”. Em junho de 2015, realizou uma exposição individual intitulada “Momentos MED” na Galeria Praça do Mar, em Quarteira, dedicada a esse festival de verão.














2016-003-marco-04-autor-do-mes-virgilio-ferreira

Autor do Mês - Vergílio Ferreira
01 a 31 de março 2016
Horário de funcionamento da Biblioteca
Átrio da Biblioteca

Vergílio António Ferreira nasceu a 28 de janeiro do ano de 1916, em Gouveia, e faleceu a 1 de março de 1996. Formou-se como professor, mas foi como escritor que mais se evidenciou, sendo autor de uma vasta e importantíssima obra literária, da qual se destacam títulos como Manhã Submersa, Aparição, Face Sangrenta, entre outros. A marca do neorrealismo perpassa uma grande parte da sua obra, desde o conto, ensaio ou ficção.
Desde 1997 que foi instituído, pela Universidade de Évora, um Prémio Literário com o seu nome, por forma a galardoar anualmente o conjunto da obra de um autor.

Pode consultar toda a bibliografia do autor existente na Biblioteca através do catálogo online http://www.cm-olhao.pt/pt/catalogo-online







BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet