No seguimento do alerta emitido pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil Municipal de Olhão alerta a população para os possíveis efeitos do vento e da ondulação previstos para hoje.

2017-044-acao-sensibilizacao-bombeiros

A costa sul do Algarve assiste até ao final desta quinta feira, 20 de abril, a um episódio de levante forte, estando emitido um alerta laranja.

Prevê-se que possa ser registada ondulação de alta frequência, com ondas que poderão atingir os 5 metros. Associado a esta situação, prevê-se ainda um agravamento do vento.

Face a estas condições, e considerando que deste cenário poderão advir consequências para a população, a Proteção Civil solicita que sejam tomadas as medidas necessárias de prevenção, nomeadamente: evitar praticar atividades como pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar; ter especial cuidado com a circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas.

A estas condições meteorológicas, juntam-se as temperaturas elevadas, o que resulta, também, num cenário favorável à ocorrência de incêndios florestais, cujos índices se situam entre Elevado e Muito Elevado.

Nos próximos dias, as temperaturas máximas poderão atingir valores entre os 28 a 30ºC na generalidade do território, situando-se a humidade relativa entre 20 a 30%.

Assim, a Proteção Civil lembra que, nestas condições, é proibido fazer queimas e queimadas; usar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; lançar balões de mecha acesa e foguetes.



<< Voltar