Arranca esta segunda feira, dia 1 de maio, a 6ª edição do Mostra-te. A Mostra de Juventude de Olhão, uma iniciativa do Município, através da Casa da Juventude, apresenta uma agenda cheia de atividades, que decorrem ao longo de todo o mês em vários locais do concelho.

2017-081-6a-edicao-mostra-te-olhao-01
No ano em que assinala o seu 13º aniversário, a Casa da Juventude de Olhão (CJO) vai aproveitar para mostrar a sua dinâmica e apresentar o trabalho que desenvolve ao longo do ano.

Até final de maio, as atividades são diárias, e vão da música ao teatro, passando pela dança, cinema, artes plásticas, exposições, demonstrações, entre outros eventos, desenvolvidos pelos jovens de Olhão e pelas entidades vocacionadas para a juventude, que este ano são cerca de 40.

Em 2017, o dia de aniversário da Casa da Juventude é comemorado com um concurso de fado amador, organizado em parceria com o Centro de Apoio ao Sem Abrigo. A iniciativa decorre no sábado, dia 20, às 21h30, na zona dos mercados.

A CJO continua a dinamizar uma série de clubes que procuram dar resposta às necessidades dos olhanenses. Assim, aos clubes de teatro, desenho e BD, juntaram-se em 2016, os clubes de cinema e fotografia.

Estes clubes trazem uma grande dinâmica à cidade e ao Mostra-te, com aulas abertas, tertúlias, espetáculos, exposições e sessões regulares de cinema.

Um dos pontos altos do Mostra-te é o Teatrão - Mostra de Teatro da Casa da Juventude de Olhão. A Casa da Juventude tem dinamizado, desde a sua criação, em 2004, um conjunto de atividades formativas, na área do teatro, direcionadas para os jovens.

Em 2011, surgiu a necessidade de reformular a estrutura das oficinas, no sentido de possibilitar a continuidade aos alunos que frequentavam as formações e a integração de novos jovens em formações iniciais. Foi criado um espaço de aprendizagem e partilha, de acesso livre, direcionado para jovens com e sem formação.

Anualmente, são levadas a cena 3 produções de grupos de diferentes faixas etárias, num total de 50 elementos. A edição de 2017 do Teatrão acontece no sábado, dia 13 de maio, a partir das 16h00, no Auditório Municipal de Olhão.

Em 2011, a CJO passou, também, a facultar aos jovens músicos da terra um espaço onde desenvolvessem os seus projetos musicais. Em 2012, começou a ser promovida a criação de grupos musicais, com a possibilidade de se apresentarem publicamente. Dessa iniciativa, nasceu o projeto Bandas da Casa, agendado para terça feira, dia 30, às 21h30, no Cais Club.

O Campeonato Concelhio de Leitura, LER – Leitura Rápida e Expressiva, nasceu de um desafio lançado a todas as escolas do concelho, no sentido de promover a leitura e valorizar os melhores leitores.

A festa final realiza-se, pelo 6º ano consecutivo, no Auditório Municipal, na terça feira, dia 2 de maio, às 14h00. Esta é uma iniciativa do Município de Olhão e das Bibliotecas Paula Nogueira, que se tornou já uma referência do Mostra-te.

Como vem sendo regular, o Auditório é um dos espaços de excelência do Mostra-te. Este ano, a maior sala de espetáculos do concelho recebe, também, a Gala das Francisquíadas, da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, sexta feira, dia 5 de maio, pelas 20h00, a Gala da Drumschool, terca feira, dia 16, pelas 21h00, entre outras atividades.

O desporto também tem lugar na Mostra de Juventude de Olhão. São várias as áreas que integram o programa deste ano, como BTT, ginástica, ioga, ou capoeira.

O programa completo da 6ª Mostra de Juventude de Olhão pode ser consultado aqui.

2017-081-6a-edicao-mostra-te-olhao-02

<< Voltar