Olhão acolheu esta terça feira, dia 9 de maio, a Fase Regional da edição 2016/2017 do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O espaço escolhido foi o Auditório Municipal, que recebeu os 131 alunos do 3º Ciclo e do Secundário, vindos de todo o Algarve.

2017-101-concurso-nacional-leitura-01
O Plano Nacional de Leitura é a entidade que promove o CNL, cujo objetivo central é estimular o treino da leitura e desenvolver nos alunos competências de expressão escrita e oral.

Esta Fase Regional contemplou duas provas: um teste escrito sobre as duas obras que os concorrentes foram convidados a ler previamente e uma prova oral sobre uma das obras.

As obras de leitura obrigatória para esta Fase foram Diário de um adolescente na Lisboa de 1910, de Alice Vieira, e Os rapazes do lixo, de Andy Mulligan (3º Ciclo) e O pintor debaixo do lava loiças, de Afonso Cruz, e Eleanor & Park, de Rainbow Rowell (Secundário).

2017-101-concurso-nacional-leitura-02
O concelho de Olhão foi representado pelos seguintes alunos:

Escola Básica João da Rosa (3º Ciclo): Leonor Piçarrra Lascas, Marlene Cristina Pereira e Ana Sofia Calvinho;

Escola Básica Dr. João Lúcio (3º Ciclo): Ana Beatriz Rico, Diogo Freitas Picoito e Diogo Miguel João;

Escola Básica Dr. António João Eusébio (3º Ciclo): Camila Alexandre Graça, Catarina Correia Cruz e Tiago Miguel Rodrigues;

Escola Básica Dr. Alberto Iria (3º Ciclo): Ana Catarina Carvalho, José Tomás Ameixa e Lia Martinhita Caetano;

Escola Básica Professor Paula Nogueira (3º Ciclo): Madalina Tatar, Beatriz Barôa e Mariana Fragoso Serôdio;

Escola Básica José Carlos da Maia (3º Ciclo): Alice Navalho, Eduardo Guerreiro e Francisco Santos;

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Secundário): Filipe Pires Soares, Tatiana Teixeira Amendoeira e Robin van den Hout Pedras.

O júri, composto por Elisabete Duarte, da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, Cláudia Sofia Sousa, jornalista e escritora, e João Minhoto Marques, da Universidade do Algarve, avaliou as provas de todos os concorrentes, tendo-se sagrado vencedores desta Fase Regional do Algarve Eduardo Pereira, de Tavira, no 3º Ciclo, e Ana Catarina Teixeira, de Albufeira, no Secundário.

Ambos irão representar o Algarve na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza até julho.

2017-101-concurso-nacional-leitura-03

<< Voltar