Tem hoje início, e prolonga-se até dia 24 de outubro, a Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, assinalada pelo Município de Olhão com várias iniciativas. Um dos pontos altos acontece na tarde de 24 de outubro, quando a Biblioteca Municipal José Mariano Gago acolhe a conferência “Violência Doméstica: Reflexões e Intervenção Técnica”.

2019-164-Violnia-Domstica-No

A conferência, que acontece a partir das 14h30, é organizada pelo Município de Olhão e pela Unidade de Cuidados na Comunidade Olhar +, da ARS Algarve - Equipa de Prevenção da Violência no Adulto. Com entrada livre, nesta iniciativa, que assinala o Dia Municipal para a Igualdade, pretende-se refletir sobre a problemática da violência doméstica, na perspetiva da intervenção técnica, assim como sensibilizar para este drama que atinge muitas pessoas independentemente do sexo, idade ou condição social.

A conferência, que terá como orador José Falcão Amaro e será moderada pela psicóloga Daniela Machado, é de entrada livre mas requer inscrição, até 22 de outubro, para servicossociais@cm-olhao.pt.

Durante esta semana, também decorrem ações de sensibilização para as questões da igualdade, com distribuição de folhetos em locais públicos do concelho, com o objetivo de alertar para a problemática da violência doméstica, no namoro ou decorrente da homofobia e do tráfico de seres humanos.
Amanhã, 18 de outubro, realiza-se, na Casa da Juventude do Município de Olhão, a iniciativa “Igual Mente”, cujos destinatários são os utentes de centros comunitários e públicos vulneráveis. Esta atividade, que repete no dia 23, das 11h00 às 12h00, consistirá na realização de exercícios de mindfulness yoga, com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e mental, permitirá também alertar para a temática da igualdade.


<< Voltar