289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Decorreu esta sexta feira, dia 5 de maio, em Lisboa, a apresentação púbica dos resultados da 9ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 - Ipic2016, na qual o Município de Olhão foi distinguido com um primeiro prémio. 

2017-095-ipic
A sessão contou com a presença da equipa da Universidade do Minho responsável pela avaliação, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, dos responsáveis da Microsoft Portugal, bem como da vereadora da Câmara Municipal de Olhão, Gracinda Rendeiro, que recebeu o galardão.

Os prémios, promovidos pela Universidade do Minho com o apoio da Microsoft, pretendem avaliar a presença das Câmaras Municipais na internet.

O Município de Olhão conquistou o 1º prémio no Critério 4 – Participação, que se dedica aos mecanismos de participação que as câmaras municipais disponibilizam ao cidadão.

Para o apuramento dos resultados, foram avaliados seis indicadores: canais de contacto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões; espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião; presença nas redes sociais; participação de ocorrências; orçamento participativo e consulta do PDM.

Em termos de ranking global, Olhão ocupa a 39ª posição, entre os 308 municípios do País.

Para a equipa de avaliação, “estes resultados continuam a revelar um progresso significativo do desempenho das Câmaras Municipais portuguesas em matéria de presença na internet”.

Para o cálculo do índice, foram avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites camarários, 32 grupos de indicadores distribuídos por 4 critérios.

“É sempre satisfatório vermos reconhecidos os esforços e investimentos que fazemos no sentido de proporcionar aos nossos Municípes um acesso à informação e um diálogo com os nossos serviços cada vez mais fácil. Nesse sentido, não há dúvida de que a internet é uma ferramenta preciosa, que aproxima o Munícipe do Município”, salienta, no rescaldo da atribuição deste prémio, o Presidente da Autarquia, António Miguel Pina.



BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet