Monday, 31 July 2017
“Se no ano passado tivémos um bom cartaz, este ano trabalhámos para que ele fosse ainda melhor, com a presença de artistas de craveira internacional que trarão, certamente, a Olhão um número cada vez maior de turistas, aproveitando o crescimento turístico a que o concelho vem assistindo. Prevemos uma das melhores edições de sempre!”. Foi assim que o presidente da Câmara Muncipal de Olhão, António Miguel Pina, antecipou a 32ª edição do Festival do Marisco, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu na sexta feira, dia 28 de julho. Este ano, o Jardim Pescador Olhanense recebe o maior evento gastronómico a sul do País de 10 a 15 de agosto.

Numa iniciativa da Câmara Municipal, organizada pela Empresa Municipal Fesnima, a edição deste ano do maior evento gastronómico a sul do País apresenta, para além de um cartaz musical que se adivinha entre para a lista dos melhores de sempre, a novidade do Bilhete Festival, que permite a entrada em todos os dias do evento, a um preço mais convidativo.
O Festival abre a 10 de agosto com Tony Carreira, seguindo-se Richie Campbell (11 de agosto), D.A.M.A (12 de agosto), Diogo Piçarra convida Jimmy P (13 de agosto), Nelson Freitas (14 de agosto) e termina em beleza com o sotaque do outro lado do Atlântico de Seu Jorge (15 de agosto).
À semelhança do ano passado, a organização voltará a apostar nos ingressos a preços acessíveis, de forma a proporcionar a um público cada vez mais vasto a oportunidade de fazer parte da “festa” do marisco algarvio: à exceção dos dias 10 e 15 de agosto, em que os ingressos custam 9 euros, os preços das entradas nos restantes dias ficam-se pelos 6 euros. As crianças até aos seis anos não pagam entrada, e para jovens entre os sete e os 12 anos, o bilhete tem 50% de desconto.
O Bilhete Festival, uma inovação da edição de 2017, disponível apenas através da Ticketline e rede de distribuição, vale para os seis dias do evento, e pode ser adquirido a um preço mais económico, já que custa 36 euros para adultos e 18 euros para as crianças.

A edição de 2017 do Festival do Marisco de Olhão, cujas portas abrem às 19h30, contará com 9 espaços de venda de marisco, 2 espaços de venda de comida alternativa ao marisco, 7 espaços de venda de bebidas, 13 espaços de venda de artesanato e promocionais e 4 espaços de venda de doçaria e similares, para além do Kids Club, que este ano volta a proporcionar aos visitantes mais pequenos muita diversão, enquanto os pais disfrutam do evento.
Com um orçamento global a rondar os 550 mil euros, o evento consegue alcançar um destaque nacional, e mesmo internacional, “fruto de uma gestão racional dos meios humanos e do expectável aumento da receita das bilheteiras, resultante da manutenção dos bilhetes a preços acessíveis”, sublinha António Miguel Pina.
Tudo, faz questão de sublinhar o autarca, “sem hipotecar aqueles que são os principais pilares do certame: a qualidade do marisco e da sua confeção, como só os olhanenses sabem, a excelência do cartaz musical e a qualidade exemplar das condições do recinto”.
Um dos principais cartazes turísticos de Olhão e da região, o Festival do Marisco é já um compromisso obrigatório, quer para os algarvios, quer para os muitos turistas que em agosto se encontram no Algarve, com o objetivo de se deliciarem com o marisco mais fresco, confecionado no momento e como só os olhanenses sabem, com o maravilhoso cenário da Ria Formosa como pano de fundo.
Os camarões grelhados, as sapateiras, o arroz de marisco, as paellas, as lagostas, os lavagantes, as amêijoas, ou as ostras continuam a fazer crescer água na boca aos visitantes do Festival.
Todos estes sabores podem ser degustados num espaço com milhares de lugares sentados.

Em termos de concertos, sempre marcados para as 23h30, o certame arranca na quinta feira, dia 10 de agosto, com Tony Carreira, que volta ao Festival e promete trazer consigo milhares de fãs incondicionais.
Sempre Mais é o título do novo álbum do cantor português, que inclui duetos com Ricky Martin, Lara Fabian, Chico & The Gypsies, duo Calema e o filho David Carreira, e que será apresentado ao público olhanense no primeiro dia do Festival do Marisco.
A segunda noite do evento, sexta feira, vai ficar marcada pelo regresso de Richie Campbell.
Acompanhado, como sempre, pela 911 Band, a voz de “Blame It On Me”, “Best Friend”, ou “Do You No Wrong”, promete levar ao rubro o público com o melhor reggae que se faz em Portugal.
O cartaz musical da 32ª edição do Festival do Marisco de Olhão reserva, no sábado, 12 de agosto, uma noite com uma das melhores bandas portuguesas de pop e hip-hop da atualidade. Os D.A.M.A. são os convidados de honra da terceira noite do melhor festival gastronómico a sul do País.

Poucos se lembram ainda que Diogo Piçarra, um dos artistas mais queridos do público nacional, sobretudo o mais jovem, foi o vencedor do programa Ídolos em 2012. Desde então, a carreira do cantor nascido em Faro não parou de crescer, assim como o número de fãs incondicionais, que terão oportunidade de ver o seu ídolo ao vivo no dia 13 de agosto, domingo, no Festival do Marisco, com o convidado especial Jimmy P.
O senhor que se segue é Nelson Freitas. A Beautiful Lie Tour passa por Olhão, no dia 14 de agosto, segunda feira, prometendo levar o público apreciador de kizomba ao rubro.
Para encerrar com chave de ouro, no último dia do evento, terça feira, dia 15 de agosto, canta-se em português do outro lado do Atlântico: o samba-rocker brasileiro Seu Jorge, um dos nomes mais fortes da música popular brasileira, vai certamente fazer cantar – e dançar – o muito público aguardado no encerramento do melhor certame gastronómico a sul do País.
