289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Várias escolas do concelho de Olhão acolheram a ação de sensibilização “A Nossa Casa é Um Planeta”. Com a colaboração do Município de Olhão, esta iniciativa que contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, permitiu a cerca de 800 alunos perceberem a importância dos 3 R’s - reduzir, reutilizar e reciclar.

2018-155-a-nossa-casa-e-um-planeta-01

Desafiados pelo Município para a realização desta atividade, professores e alunos do pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico de todos os agrupamentos de escolas do concelho, rapidamente se organizaram para receber a iniciativa. 

Esta ação de sensibilização, resultado da junção de sinergias entre a Autarquia olhanense, a Algar e a EGF (Environmental Global Facilities), decorreu através de uma abordagem inovadora de projeção em planetários itinerantes e foi desenvolvida no âmbito da educação ambiental que engloba a apresentação  de três filmes projetados em 360º, jogos temáticos e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar conhecimentos. 

As temáticas apresentada na ação de Educação Ambiental “A Nossa Casa é Um Planeta” assentam na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim de vida da economia linear, por conceitos de reutilização, restauração e renovação. Desta forma, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Os filmes contam a história de dois irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades e que, consoante o filme, alertam e explicam a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós produzimos em nossas casas.

2018-155-a-nossa-casa-e-um-planeta-02



BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet