289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo é um dos coorganizadores das II Jornadas da Rede de Museus do Algarve (RMA), que decorre na sexta feira, 16 de novembro, na sede do Parque Natural ad Ria Formosa.

2018-152-rede-de-museus-do-algarve-2as jornadas-01
“Museus para quem?” será, este ano, o tema em debate, que abordará a diversidade de estratégias de proximidade entre museus, estruturas museológicas e patrimoniais e os modelos de interação cultural, científica e social, no contexto da pluralidade dos seus públicos, utentes e comunidades.

Os participantes procurarão, igualmente, refletir sobre as metodologias e processos pedagógicos mais adequados e facilitadores para uma maior acessibilidade aos museus, aos seus conteúdos, ideias e objetivos, de forma a diminuir barreiras conceptuais, interpretativas, etárias, linguísticas e físicas.

As II Jornadas da RMA serão igualmente um momento oportuno para uma reflexão mais atual sobre a visão, missão e funções dos museus, debatendo as várias opções para um posicionamento mais centrado nas expectativas dos visitantes.

Finalmente, pretende-se contribuir para o desenvolvimento evolutivo e dinâmico da própria definição de museu e dos seus novos desafios, prosseguindo e desenvolvendo a política formativa e interventiva da RMA e dos seus profissionais.

Ao longo do dia, serão abordados vários painéis, com destaque para a “Multiplicidade de processos pedagógicos e metodologias acessíveis em museus” e “Estratégias de proximidade entre os museus e a pluralidade dos seus públicos”.

As II Jornadas da RMA contam com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve.

2018-152-rede-de-museus-do-algarve-2as jornadas-02




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet