289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Ao longo desta semana, os cerca de 400 utentes das 13 turmas do projeto de ginástica sénior Vida Com Ritmo, promovido pelo Município de Olhão em todo o concelho, têm vindo a ser alertados para a importância da hidratação e da alimentação para o bem-estar geral, com importância acrescida nos períodos pré e pós-treino.

2018-179-projeto-beber-mais-agua-01
Estas sessões informativas, que são dinamizadas pelas duas nutricionistas do Município, pretendem esclarecer e informar acerca destes dois aspetos, que se revestem de importância acrescida junto dos cidadãos seniores.

Desta forma, os utentes do Vida com Ritmo ficam a saber quanta água devem consumir diariamente, em que altura do dia e as várias formas de manter o corpo hidratado, seja através do consumo de água no seu estado natural, aromatizada, ou em sumos, chás, e mesmo alimentos ricos em água, como a fruta, os vegetais, ou a sopa.

Para além dos aspetos diretamente ligados à hidratação, a ação debruça-se, também, sobre a importância do pequeno-almoço e da toma de refeições ligeiras antes e depois das aulas de ginástica sénior.

Os idosos estão sujeitos a um risco acrescido de desidratação. O processo de envelhecimento está associado a várias alterações fisiológicas, que podem afetar a capacidade do organismo em manter o equilíbrio dos líquidos.

Estas alterações incluem uma diminuição na quantidade total de água no organismo, a diminuição da sensação de sede e a diminuição da capacidade dos rins de concentrarem urina.

Para além disso, os idosos poderão ter dificuldades de mobilidade, logo, de acesso à água, dificuldades de deglutição, alterações cognitivas, ou receio de incontinência, fatores que podem levar alguns idosos a limitar o consumo de líquidos.

A toma de medicação como diuréticos, laxantes e sedativos também pode aumentar a perda de água pelo organismo.

Com o projeto Beber + Água, o Município pretende, mais uma vez, promover hábitos de vida saudáveis junto da população mais sénior do concelho.

2018-179-projeto-beber-mais-agua-02

2018-179-projeto-beber-mais-agua-03

2018-179-projeto-beber-mais-agua-04




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet