289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, deslocou-se a Brasília, Capital Federal do Brasil, no passado dia 17 de abril, a convite do presidente do Instituto Guararapes, Coronel Ubiratan Guedes, onde, em nome de todos os olhanenses, foi agraciado com a medalha Sérgio Vieira de Melo, recebendo igualmente a faixa e título Grau Chanceler Honorário da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-Portugal. 

2019-066-presidente-cmo-no-brasil-01

Esta condecoração, que visa o reconhecimento das ações e serviços com a comunidade luso-brasileira, méritos de honra, dignidade, caráter e espírito empreendedor, contou com o apoio do Soberano Grão Mestre das H.O. Comendador Regio Barros e do deputado da República Federativa do Brasil, Ruy Pinato, sendo aprovada pelo Conselho Internacional de Honraria e Mérito.
 
A cerimónia de tributo ao empreendedorismo, denominada Tributo a Juscelino Kubischec, em que o autarca de Olhão esteve em evidência, integrou-se nas celebrações do 59º aniversário da capital brasileira.

Neste ato solene, presidido por Stavros Xanthopoylos, figura maior da investigação em matéria de Educação, e assessor do Presidente Jair Bolsonaro na mesma área, foram premiadas diversas figuras ligadas ao empreendedorismo, como empresários dedicados à investigação nas mais variadas áreas a personalidades que desenvolveram projetos de integração de refugiados. 

Para além dos laureados estiveram presentes, entre outros, o secretário Especial dos Assuntos Estratégicos, General Maynard Santa Rosa, o presidente do Instituto Sócio Cultural Brasil - China (IBRACHINA) Thomas Law, o presidente do Instituto Guararapes Coronel Ubiratan Guedes ou o presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional - Brasil China, Regino Barros.

2019-066-presidente-cmo-no-brasil-02

“A ligação da cidade de Olhão ao Brasil iniciou-se em 1808. Passados 211 anos voltámos a relembrar o passando e criámos alicerces, de modo a estabelecer novas pontes e parcerias. Gostaria que a cidade de Olhão se tornasse um ponto de referência para investidores ligados a estas comunidades”, referiu António Miguel Pina na cerimónia de condecoração.

Para além de contactos com os representantes das câmaras de Comércio Ibrachina e Brics, António Miguel Pina teve oportunidade de participar em inúmeras reuniões de trabalho com empresários e investidores, e também com os responsáveis de várias entidades públicas brasileiras, como a Autoridade Nacional de Transportes Aquaviários.

“Promover em Olhão o lançamento de um projeto de agência de investimento e empreendedorismo que complemente os nossos projetos de startup e o projeto Altice Lab, já em desenvolvimento, é uma das nossas prioridades. O Município de Olhão pretende afirmar-se como um pólo de desenvolvimento e empreendedorismo, captação de investimentos e criação de emprego”, afirmou o presidente da Autarquia, acrescentando: “Pretendemos ser uma das principais ‘portas de entrada’ de investidores, associações empresariais e câmaras de comércio. Urge captar para o concelho, para a região e para o País, parte desses investimentos”.




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet