289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Ao longo do mês de abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, as entidades parceiras da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), das quais o Município de Olhão faz parte, têm vindo a promover um conjunto de iniciativas, que visam alertar consciências para a problemática dos maus-tratos contra as crianças.

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-09
Assim, ao longo de todo o mês, o edifício dos Paços do Concelho encontra-se iluminado de azul, a mesma cor do laço patente na fachada.

Já o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 4G) Olhão em rede tem previstas um conjunto de ações de informação e sensibilização no âmbito do projeto Desafio-te a Crescer, com destaque para a dramatização da história do Laço Azul e outras mensagens alusivas à temática, em parceria com a área de deficiência da ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, ou a elaboração de um livro sobre a temática, desenhado pelas crianças abrangidas pelo projeto.

Várias escolas do concelho não quiseram deixar de se associar às iniciativas deste mês. O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria promoveu a construção de um calendário subordinado ao tema Abril Afetos Mil, uma atividade dirigida a todos os alunos e respetivas famílias.

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira promoveu a construção de laços gigantes em cartão com uma mensagem alusiva ao tema, para colocação nas fachadas das escolas do agrupamento.

Também a Delegação da Cruz Vermelha de Olhão e a Associação Tempus se juntaram às entidades parceiras deste mês contra os maus-tratos na infância, com diversas atividades de sensibilização e divulgação da temática pelos utentes e comunidade em geral.

No Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde Olhão, elaborou-se um laço com trabalhos realizados por crianças, para exposição na entrada do Centro de Saúde.

A Associação Verdades Escondidas dinamiza ao longo do mês diversas atividades de sensibilização e divulgação da temática pelos utentes e comunidade em geral, para além da iluminação do edifício de azul e da decoração da fachada com um laço da mesma cor.

Até final do mês, muitas são, ainda, as atividades previstas em Olhão. O Rotary Club de Olhão promove, no dia 22, um webinar, subordinado ao tema Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

No dia 27, o CLDS 4G Olhão em Rede organiza uma ação de informação e sensibilização, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e com a CPCJ de Olhão, destinada a famílias com menores a cargo, em situação de vulnerabilidade.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989 nos Estados Unidos, quando Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de homenagem aos seus dois netos, ambos vítimas de maus-tratos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças da violência e negligência.

A história desta avó demonstra o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade, num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-01

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-02

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-03

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-04

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-05

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-06

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-07

2021-024-mes-prevencao-maus-tratos-infancia-olhao-08




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet