289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho celebra o seu 159º aniversário no próximo dia 1 de dezembro com o concerto “Filarmonia no Fado” no Auditório Municipal de Olhão, às 21h30. A centenária banda olhanense, dirigida por Luís Pisco Rodrigues, recebe no palco, como convidados, os fadistas olhanenses Teresa Viola e Pedro Viola.

2021-104-banda-fil-1-dez-moncarapacho

A Banda Filarmónica 1° de Dezembro de Moncarapacho, no concelho de Olhão, foi fundada em 1862 pelo pároco da freguesia, Prior Simas, com o nome que hoje tem presumindo-se, contudo, que a sua existência seja ainda anterior.

Ao longo dos tempos, este grupo teve os seus altos e baixos e, em 1943, devido a uma situação de conflito interno, a Banda foi forçada a parar a sua atividade durante 15 anos. Os músicos, descontentes com a situação, organizaram-se para reativar a banda e conseguiram os seus intentos, voltando a mesma a sair para a rua no dia 1 de dezembro de 1958.

Durante mais de uma centena e meia de anos, tem participado em muitas festividades e em todo o tipo de eventos culturais, como romarias, procissões, concertos ou encontros de bandas, destacando-se a presença, em 1940, na Grande Exposição do Mundo Português e, em 1960, no 1º. Concurso Nacional de Bandas Civis em Lisboa.

A 16 de junho de 2012 foi agraciada com a medalha de mérito Grau Ouro pelo Município de Olhão, como reconhecimento pelas atividades desenvolvidas no campo cultural ao longo da sua existência.
Na noite de 1 de dezembro a Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho também acompanha as atuações dos fadistas olhanenses Teresa Viola e Pedro Viola, que assim regressam ao palco do auditório olhanense.

Natural da freguesia de Moncarapacho, Teresa Viola começou o seu percurso artístico bem cedo quando, aos três anos, começou a fazer parte do Rancho Folclórico de Moncarapacho. Aí começou o seu gosto pela música, interpretando vários géneros. Mais tarde optou pelo fado, estilo a que se dedica com assinalável êxito.

Pedro Viola, irmão de Teresa Viola, também desde tenra idade teve a música na sua vida. Começou por dançar no rancho folclórico da vila, mas rapidamente a sua voz deu nas vistas. A sua paixão pela música já havia começado e o fado foi ganhando espaço, deixando Pedro rendido à guitarra e à viola. Estreou-se em 1994 e nunca mais parou, tendo já granjeado vários prémios. Nesta noite de 1 de dezembro, terá a acompanhá-lo a emblemática Banda Filarmónica da sua terra.

De acordo com as orientações da DGS, no interior do Auditório é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos. Entre as medidas de controlo da pandemia de covid-19 que entram em vigor no dia 1 de dezembro, conta-se também a apresentação obrigatória de certificado digital.




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet