AGENDA – 15 de junho a 30 de setembro
SABER MAIS… dos 5 aos 11 anos
10h30 - 11h30
Gratuito e preferencialmente para grupos ( máximo de 15 inscritos)
Pré-inscrição: casajoaolucio@cm-olhao.pt ou 289 700 940
Segundas, terças e sextas
JARDIM DOS CHEIROS
Partilha de conhecimentos sobre ervas/plantas aromáticas.
BIODIVERSIDADE
Promover a preservação das espécies em vias de extinção. Observação de espécies animais e vegetais com a ajuda de uma Lupa Binocular.
AS NOSSAS PLANTAS E SEMENTES
Valorizar a agricultura biológica, fomentar práticas de consumo sustentável, ampliar a biodiversidade e desenvolver a consciência ambiental.
BORBULHAS
Reutilizar óleos usados.
A NATUREZA COM COR
O pigmento natural é o que dá cor a tudo o que é material. Dar asas à criatividade associando-a à técnica milenar de pintura com pigmentos naturais.
SAL UM RECURSO NATURAL
Oficina de sais de banho.
ATELIERS… público em geral
Mínimo de 10 inscritos e máximo de 30
Pré-inscrição: casajoaolucio@cm-olhao.pt ou 289 700 940
26 e 27 de julho
PERMACULTURA
Desenvolver um Permablitz para recuperação da vedação frontal da Casa João de Lúcio e evento "Sotavento em Transição".
Associação NEW LOOP.
21 de junho e 21 de setembro
OFICINA DE BONSAI
Oficina prática de Bonsai.
Clube de Bonsai do Algarve.
SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CANINA (em datas a definir)
Proporcionar o contato com técnicas de relacionamento com os cães. Sensibilizar para a defesa da raça “Cão de Água Português”.
ACAP – Associação do Cão de Água Português.
À DESCOBERTA DAS AVES DA RIA FORMOSA (em datas a definir)
Sensibilizar para a proteção das aves da Ria Formosa.
RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens – Ria Formosa.
SALVAR OS NOSSOS CÁGADOS (em datas a definir)
Sensibilizar para a protecção de espécies autóctones.
Após um longo percurso no âmbito da Educação Ambiental, a Ecoteca de Olhão associa-se ao desafio das Nações Unidas. A Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005/2014), tentando envolver os cidadãos de forma responsável, participada e democrática na aplicação da agenda 21 local, um processo que pertence a todos e que pretende garantir a qualidade de vida das gerações futuras. Desenvolvimento Sustentável Biodiversidade Agricultura Biológica Água Às Voltas na Casa João Lúcio: Descobre a arquitetura da Casa e Flora do seu Jardim. Aulas na Casa João Lúcio/Ecoteca: Os recursos da Ecoteca à disposição dos professores para uma aula diferente. Eventos na Casa João Lúcio: Os recursos da Ecoteca à disposição do público em geral para a organização de jornadas de trabalho e lazer. Jogo das Ervas Aromáticas Partilha de conhecimento sobre ervas/plantas aromáticas. Pré-escolar, 1º , 2º, 3º ciclos Jogo da Biodiversidade Promover a preservação das espécies em vias de extinção e a divulgação e preservação da Biodiversidade. Pré-escolar, 1º , 2º, 3º ciclos Workshop Sensibilização para a Educação Canina Proporcionar às crianças, jovens e população em geral o contato com técnicas de relacionamento com os cães. Sensibilizar para a defesa da raça "Cão de Água Português". Público em geral Voluntariado Ambiental para a Água Contribuir para a gestão participada da água na Região Hidrográfica do Algarve, nomeadamente através da implementação de uma rede de monitorização voluntária dos ecossistemas de água doce (ribeiras e rios) e dos ecossistemas costeiros do Algarve. Público em geral Escolas Amigas do Ambiente Proporcionar às crianças e jovens o contacto com um espaço natural e cultural priviligiado, valorizar a Casa João Lúcio como espaço de grande valor arquitetónico, artístico e cultural. Sensibilizar os jovens para as temáticas: desenvolvimento sustentável, biodiversidade, agricultura biológica. Pré-escolar, 1º , 2º, 3º ciclos Projeto Horta Biológica Valorizar a agricultura biológica, fomentar boas práticas de consumo sustentável, ampliar a biodiversidade e desenvolver a consciência ambiental das crianças e jovens do Concelho. Público em geral Jogo da Macaca Recordar jogos tradicionais. Público em geral Workshop Tartarugas Sensibilização para a proteção de espécies autóctones. Público em geral Workshop Cavalos Marinhos Sensibilização para a proteção das espécies em vias de extinção. Público em geral Jogo da Glória Valorização das atitudes ecológicas. Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos As visitas/atividades estão sujeitas a marcação prévia para grupos, no período normal de funcionamento e ainda, nos dias úteis, após as 17h30 e sábados das 10h00 às 17h00. |
Tema: Biodiversidade/Floresta/Mar/Agricultura
A reflexão e alteração de comportamentos das populações através da educação, é um caminho para encontrar soluções para os problemas ambientais mais actuais. Em concordância com este princípio traçaram-se os objetivos da programação de educação ambiental na Casa João Lúcio/Ecoteca de Olhão, que disponibiliza as seguintes atividades:
Objetivo 1: Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental e informação dos cidadãos – público em geral
Metodologia: Palestras, atividades práticas, workshops, exposições e projecto “Horta Biológica”.
Resultado esperado: Participação de pelo menos 10 pessoas por atividade e palestras organizadas para o público em geral; concretização de, pelo menos, um evento por mês para o público em geral, todos com coerência ambiental.
Objetivo 2: Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental e informação - grupos de escolas
Metodologia: Exposições, atividades práticas, histórias e jogos.
Resultado esperado: participação de, pelo menos, 500 alunos nas diferentes atividades.
Objetivo 3: Dinamizar atividades diversificadas que permitam ao cidadão, nomeadamente da comunidade de Olhão, usufruir deste edifício de grande valor arquitetónico e seu potencial artístico, cultural e ambiental.
Metodologia: Visitas guiadas ao Chalé e Sala de Exposição João Lúcio; disponibilização do espaço para reuniões e eventos culturais dinamizados por outras instituições; melhorar a divulgação da Ecoteca e suas atividades, através da internet, cartazes, agenda cultural do Município, comunicação social, etc.
Resultado esperado: número total de visitantes igual ou superior a 500.
Avaliação: Registo de visitantes, observação directa, conversa informal com os visitantes, registos no livro de opiniões e inquérito a todos os utilizadores do espaço a iniciar em julho de 2012.
Objetivo 4: Formalizar protocolos de parceria com Escolas, PNRF, Associação In Loco, NECTON, DREA, ALGAR, Associação Almargem, ARCA, CCDR Algarve, IPIMAR, Universidade do Algarve, CCMAR, ICCE – Centro Ecohidrologia Costeira - UNESCO, Centro de Ciência Viva de Faro e Tavira, QUERCUS.
Metodologia: planeamento das ações a realizar em parceria e assinatura dos protocolos.
Resultado esperado: 2 protocolos assinados até 30 de setembro