2012-084-Regras CAL 2012O Festival de Curtas do Algarve – CAL 2012 – prossegue este ano com a sua segunda edição, devendo a inscrição no concurso ser feita até ao final deste mês de outubro. Os trabalhos selecionados serão apresentados no dia 1 de dezembro no Auditório Municipal de Olhão.

A iniciativa do Município de Olhão, organizada pelo Auditório Municipal e Casa da Juventude, pretende incentivar a produção e divulgação de curtas-metragens a nível nacional e internacional. Os interessados devem enviar as suas candidaturas até 31 de outubro para o e-mail casajuventude@cm-olhao.pt.

Na sua primeira edição, em 2011, o CAL procurou estimular a produção regional, em particular, premiando as curtas produzidas no Algarve, sobre o Algarve e/ou por algarvios. Em 2012, o CAL alarga o seu âmbito às produções nacionais e internacionais mas mantém a importância dada à componente regional através da atribuição de um prémio especial para as curtas inscritas que se enquadrem nessa condição. Assim, podem concorrer curtas-metragens de temática livre, com duração inferior a 15 minutos, produzidas por profissionais ou amadores a nível nacional ou estrangeiro e a inscrição deverá ser formalizada pelo autor do trabalho, através de correio electrónico para a Casa da Juventude de Olhão.

A inscrição deve conter obrigatoriamente dados sobre o título, ano de produção, duração, ficha técnica e uma breve sinopse. Serão apenas admitidos os trabalhos gravados em DVD-R ou DVD+R, sendo obrigatório o envio de três cópias. O júri, composto por três personalidades convidadas pelo Município de Olhão e por um representante da autarquia, decidirá sobre os melhores filmes a concurso, que serão apresentados no Auditório Municipal de Olhão, no dia 1 de dezembro de 2012.

Serão atribuídos três prémios no valor de trezentos euros cada, nas seguintes categorias: Melhor Filme CAL 2012 | Júri (distingue o melhor filme a concurso no festival segundo a opinião do júri); Melhor Filme CAL 2012 | Algarve (distingue o melhor filme feito por algarvios, no Algarve ou sobre o Algarve, segundo a opinião do júri) e Melhor Filme CAL 2012 | Público (distingue o melhor filme a concurso no festival segundo a opinião do público, recolhida no final das apresentações).

Conheça todos os pormenores em Regras de Participação CAL 2012.pdf.