2014-048-concurso-agua-jovemA Agência Portuguesa do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA - ARH do Algarve), em parceria com as Águas do Algarve S.A. e Mundo Aquático S.A (Zoomarine), promove o Concurso “Água Jovem”, que tem como principal objectivo sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património água.

Os alunos do 1º ao 3º ciclo, poderão apresentar os seus trabalhos, quer individualmente, quer em grupo, no máximo de cinco elementos, através do estabelecimento de ensino que frequentam, associação ou grupo de escoteiros/escutas.

Tendo por base o tema da água, existem vários sub-temas: Água, Fonte de Vida, Património da Humanidade; Água e Agricultura Familiar; Uso eficiente da Água e Saneamento Básico e Água e a Arte do séc. XXI. Os trabalhos poderão ter vários formatos: texto escrito, vídeo e áudio, ou outro, desde que a criatividade esteja presente.

Todos os trabalhos apresentados a concurso farão parte de uma exposição promovida pela APA IP -ARH do Algarve, até ao próximo dia 20 de maio de 2014, Dia Mundial da Água, prevendo-se a sua utilização noutros eventos durante o ano.

Os trabalhos devem ser entregues na APA - ARH do Algarve, (Entre as 09:00-12:30 e 14:00-17:00) sita na Rua do Alportel, nº10 - R/C, 8000-293 Faro ou para o e-mail paula.vaz@apambiente.pt. O envio dos trabalhos, por correio ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes.

Um júri constituído por vários representantes das Águas do Algarve S.A., Zoomarine, Grupo Hubel, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Algarve e um representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P.– Algarve irão avaliar os trabalhos, segundo o rigor técnico e científico do trabalho, a originalidade e criatividade na abordagem do tema, a componente estética do trabalho e média etária (quando grupo).

Todos os participantes estarão presentes no dia do Fórum Água Jovem 2014, a realizar-se no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, e receberão um certificado de participação e lembranças. Cada categoria será distinguida com um prémio, oferecido pelas entidades e empresas promotoras (Águas do Algarve, Grupo Hubel, Zoomarine e Zoo de Lagos).