Ao último dia do 32º Festival do Marisco de Olhão, o Jardim Pescador Olhanense foi pequeno para acolher a verdadeira multidão que ali acorreu para saborear os melhores mariscos e bivalves e assistir ao concerto de Seu Jorge. A edição deste ano ultrapassou a meta das 50 mil visitas, proposta pela organização.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-25
“Estamos muito satisfeitos com a forma como decorreu esta edição do Festival do Marisco. É com imenso prazer que, ano após ano, recebemos de braços abertos as dezenas de milhares de pessoas que nos visitam. Vamos agora recuperar energias e, brevemente, começar já a trabalhar na edição de 2018!”, anunciou o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, na derradeira noite do Festival.

O certame, uma iniciativa do Município de Olhão, organizada pela empresa municipal Fesnima, afirma-se após ano como o maior evento gastronómico a sul de Portugal: nesta edição, foram consumidas mais de 10 toneladas de mariscos e bivalves. Camarão, sapateira, amêijoas e ostras foram os mais procurados, cozinhados ao natural, ou em paella, arroz e açorda, como só os olhanenses sabem.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-6
No quer diz respeito ao cartaz musical, a organização considera que as escolhas para este ano foram “apostas ganhas”, tendo em conta as enchentes verificadas ao longo dos 6 dias do evento. Passaram pelo palco do Festival do Marisco Tony Carreira, Richie Campbell, D.A.M.A, Diogo Piçarra, Nelson Freitas e Seu Jorge.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-26
“A programação deste ano procurou ser o mais eclética possível, como, de resto, tentamos que seja todos os anos, de forma a agradar e atrair um número diversificado de públicos. Este ano, esse objetivo foi particularmente bem conseguido, e prova disso foram as enchentes verificadas do primeiro ao último dia”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-1
O Festival do Marisco de Olhão contou este ano com as visitas do Primeiro-ministro, António Costa, do ministro das Finanças, Mário Centeno, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-18
Outro dos pontos altos foi a passagem pelo certame do elenco da nova novela da SIC, Paixão, que vai para o ar já em setembro, e é rodada em vários pontos do Algarve, entre os quais Olhão.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-9
Projetar a Ria Formosa, a cidade e o concelho de Olhão e promover a sua economia e turismo são os objetivos sempre renovados da iniciativa da Câmara Municipal, organizada pela Fesnima, que ano após ano atrai dezenas de milhares de visitantes, que encontram no Festival do Marisco o que de melhor o mar português e a Ria Formosa têm para oferecer.

O que começou por ser um pequeno evento organizado pelos dois clubes da terra – Sporting Clube Olhanense e Marítimo Olhanense – na Avenida da República, há mais de 30 anos, tornou-se num dos grandes eventos gastronómicos e musicais do sul do País, e ponto de passagem, obrigatório no Verão algarvio.

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-5

2017-168-festival-do-marisco-olhao-balanco-13