O Grupo de Ação Local Pesca do Sotavento do Algarve informa que se encontram abertas, até 5 de janeiro de 2018, as candidaturas a fundos do Mar2020, disponibilizando um total de apoio público de 3.306.042,00 euros, provenientes do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e do Orçamento de Estado.

2017-194-mar2020
Este aviso disponibiliza apoio não reembolsável, com uma taxa de cofinanciamento público de 50% a 100%, mediante a tipologia de beneficiário e natureza do projeto.

São elegíveis projetos nas seguintes áreas: inovação em espaço marítimo; qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático; promoção de Planos de Mar; preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos; reforço da competitividade da pesca; reforço da competitividade do turismo; promoção de produtos locais de qualidade; melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar.

As candidaturas deverão ser apresentadas em suporte papel e em triplicado, com recurso ao formulário disponibilizado nos sítios da internet do GAL Pesca Sotavento Algarve (www.galsotavento.com) e do Programa MAR2020 (www.mar2020.pt).

Os interessados poderão obter esclarecimentos adicionais junto do GAL Pesca Sotavento Algarve, através do endereço de correio eletrónico geral@galsotavento.com, ou pelo telefone 289 700 171.

O GAL Pesca Sotavento Algarve é uma parceria constituída por entidades públicas e privadas do sotavento algarvio, cujo parceiro gestor é o Município de Olhão, com a finalidade de implementar a Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira na região do Sotavento do Algarve.

O território de intervenção desta entidade engloba as zonas costeiras e ribeirinhas dos concelhos do Sotavento do Algarve e tem como objetivos estratégicos promover e valorizar a competitividade das atividades do cluster Mar do Sotavento, promover a empregabilidade da população do território de intervenção, promover a sustentabilidade e valorização do património natural e cultural da Ria Formosa e do estuário do Guadiana e dinamizar a cooperação e animação do território.

O Mar2020 tem por objetivo implementar em Portugal as medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, sendo as suas prioridades estratégicas promover a competitividade com base na inovação e no conhecimento; assegurar a sustentabilidade económica, social e ambiental do sector da pesca e da aquicultura; contribuir para o bom estado ambiental do meio marinho; promover a Política Marítima Integrada; contribuir para o desenvolvimento das zonas costeiras; aumentar o emprego e a coesão territorial e aumentar a capacidade e qualificação dos profissionais do setor.