O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, marcou presença no 2º aniversário do laboratório de inovação do Grupo Altice localizado em Aveiro, e eu será replicado a breve trecho em Olhão.

2018-031-presidente-cmo-olhao-segundo-aniversario-do-altice-la-aveiro

A ocasião serviu para o autarca olhanense se inteirar em primeira mão do funcionamento dos Altice Labs descentralizados pelo país.

"Em Janeiro de 2016 estávamos a fazer 2 projetos fora de Portugal, em 2017 já estávamos com 17 projetos e hoje temos 39 projetos. Temos superado expectativas e isto é o reconhecimento da engenharia portuguesa que está na Altice Labs, mas que está também nos nossos parceiros, universidades e empresas, e é liderança tecnológica. E essa é a característica que nos tem mantido nesta inovação", destacou Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs.

Em 2016, aquando da inauguração oficial da Altice Labs, havia projetos a decorrer, mas muita da estratégia estava ainda no papel, mas os últimos dois anos viram muitos deles concretizarem-se, solidificando também o papel da unidade de Aveiro dentro do Grupo.

A Altice Labs ganhou projetos dentro do Grupo, solidificou a liderança em Portugal da rede de centros de inovação espalhados por vários países, e recentemente tem vindo a concretizaR também a ambição de estender as competências a mais três pólos em Portugal: Viseu, Madeira e Olhão.

Este último tomou forma em setembro de 2017, com a a apresentação pública do projeto que nascerá em breve em Olhão, fruto de uma parceria entre a autarquia, várias entidades algarvias e a Altice Labs, o ramo do grupo Altice que se dedica à inovação.

Conforme fez questão de sublinhar na ocasião o presidente da autarquia, António Miguel Pina, “a Altice é para nós um parceiro fundamental num setor em que o Algarve, e particularmente Olhão, se querem distinguir – o do desenvolvimento tecnológico”.

Na prática, este polo funcionará como uma plataforma a partir da qual empresas e desenvolvedores particulares poderão trabalhar em novas aplicações ou tecnologias que se enquadrem na estratégia de desenvolvimento do Grupo.

Uma estratégia que em breve passará, também, por Olhão. Uma vitória para o concelho, conforme sublinha António Miguel Pina: “o facto de um dos centros da Altice Labs vir a estar sedeado na nossa cidade lança Olhão como um destino privilegiado para os investimentos na área das novas tecnologias. Olhão está de parabéns por mais essa conquista”.