A Biblioteca Municipal José Mariano Gago recebe Raquel Varela no sábado, 15 de setembro, pelas 15h00. A apresentação do seu mais recente livro, “Breve História da Europa”, serve de mote a um encontro da escritora com o público olhanense.

2018-131-Raquel-Varela
“Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos nossos dias” é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, num olhar aguçado sobre as dinâmicas sociais de um século.

Do militarismo imperialista à Revolução Russa, da crise de 1929 à Segunda Guerra Mundial, do fim do pacto social à crise da União Europeia, passando pelas descrições empolgantes do Maio de 68 e da Primavera de Praga, Raquel Varela coloca o trabalho e as suas relações políticas e sociais no centro das grandes mudanças que ocorreram nos últimos 100 anos.

Este é um livro que levanta questões provocadoras e dá respostas sérias e rigorosas. Terá sido o apocalipse da Segunda Guerra Mundial – o episódio mais brutal da história da Humanidade, com a perda de 80 milhões de pessoas – a resposta de uma classe suicidária à crise de 1929? E o século XX, que começou (ainda que não oficialmente) em 1917, terá terminado em 1989 com a queda do Muro de Berlim, ou em 2008, com o fim do pacto social europeu?

Perguntas a que o ensaio apresentado na Biblioteca Municipal pretende responder.

Raquel Varela é historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, e investigadora do Instituto Internacional de História Social de Amesterdão.

É coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono.

É doutora em História Política e Institucional, presidente da International Association Strikes and Social Conflicts e vice-coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.

2018-131-Raquel-Varela-02