Tem início a 22 de setembro o ciclo de 10 ações de formação organizadas pela Biblioteca Municipal José Mariano Gago, dedicado a pais, educadores de infância, técnicos auxiliares de ação educativa, amas e público interessado na temática, que vai abordar mensalmente um conjunto alargado de assuntos ligados à infância.

2018-134-formacao-primeira-infancia-01
“Escola de pais… porque os filhos não nascem com manual de instruções” é o tema das ações, que pretendem constituir um meio de esclarecimento de questões colocadas por quem, pai, familiar, ou profissional, lida com crianças no dia-a-dia.

A primeira ação de formação decorre a 22 de setembro, das 11h00 às 12h30, e 26 de setembro, das 17h30 às 19h00. A formadora Anabela Morte abordará temas como o stress pós-parto, o papel da mãe e do pai, os afetos, as visitas ao recém-nascido, ou leite materno e amamentação.

As restantes sessões encontram-se assim agendadas:

2ª sessão - 20 e 24 de outubro
Tema: as noites, o sono e a passagem da criança para o seu próprio quarto;

3ª sessão - 17 e 21 de novembro
Tema: o regresso dos pais ao trabalho, a creche, o jardim de infância e o papel dos pais na escola;

4ª sessão – 5 e 15 de dezembro
Tema: a estimulação do desenvolvimento global: as aprendizagens começam no nascimento;

5ª sessão - 19 e 23 de janeiro
Tema: os problemas de saúde mais frequentes nas crianças, e como lidar com eles;

6ª sessão – 15 e 20 de fevereiro
Tema: como lidar com o ciúme fraterno, preparar a chegada de um novo irmão e as birras e as afirmações da personalidade;

7ª sessão – 15 e 20 de março
Tema: lidar com o crescimento de um filho, estilos de parentalidade;

8ª sessão – 20 e 24 de abril
Tema: que apoios para as crianças com necessidades educativas especiais;

9ª sessão – 18 e 22 de maio
Tema: brincar é uma coisa séria;

10 ª sessão – 05 e 15 de junho
Tema: estimulação da fala e da linguagem na primeira infância.

A participação em cada uma destas sessões tem um custo de 5 € e a cada participante será atribuído um certificado.

As inscrições poderão ser efetuadas junto da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, através do telefone 289 700 130, ou do correio eletrónico biblioteca@cm-olhao.pt.

2018-134-formacao-primeira-infancia-02