289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Mercado do Peixe de Olhão acolheu, na passada segunda feira, 17 de setembro, o Fórum “Cavalos-Marinhos da Ria Formosa”, uma organização da Sciaena – Oceanos # Conservação # Sensibilização e da Associação Natureza Portugal/World Wide Fund for Nature (ANP/WWF), que debateu o estado das populações de cavalos-marinhos da Ria Formosa.

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-01
Neste encontro debateram-se questões sociais, legais, económicas e o estado de conservação das populações destas espécies que já foram consideradas as maiores do mundo, contando com o patrocínio da Fundação Oceano Azul do Oceanário de Lisboa e os apoios da Câmara Municipal de Olhão e do GAL Pesca Sotavento.

Mais de 60 participantes, entre pescadores comerciais e recreativos, mariscadores, investigadores, empresários, estudantes, professores e ambientalistas, narcaram presentes neste fórum, mostrando “os distintos contactos que foram realizados ao longo dos três meses em que o projeto esteve no terreno”, disse Rita Sá, uma das responsáveis pelo projeto e especialista em Oceanos e Pescas na ANP/WWF. Para a bióloga, “foram colocadas várias questões pelos participantes que dificilmente terão resposta sem o envolvimento a longo prazo de todas as partes interessadas”.

Gonçalo Carvalho, da Sciaena, evidenciou “que a questão da captura ilegal de cavalos marinhos é apenas um de inúmeros problemas e desafios que a ria enfrenta, ao qual não podemos voltar as costas. Ficamos chocados com as notícias de extinção de espécies emblemáticas noutros locais do Mundo, como os rinocerontes-brancos ou os orangotangos, mas a maioria das pessoas nem se apercebe que o mesmo pode estar a acontecer aqui no nosso País. Não podemos deixar que isto aconteça aos cavalos-marinhos”.

Para Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, “esta reunião mostra que o Algarve está a começar a despertar para o flagelo do desaparecimento em massa dos cavalos-marinhos da Ria Formosa. Trata-se de uma espécie que poderá desaparecer a curto prazo, mas que a manter-se poderia ser um símbolo forte desta região.”

Este evento aconteceu no âmbito de uma campanha de sensibilização promovida pela Fundação Oceano Azul com o objetivo de alertar para as ameaças a estas populações e à sua captura ilegal na Ria Formosa.

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-02

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-03

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-04

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-05

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-06

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-07

2018-138-Forum-Cavalos-Marinhos-Mercados-de-Olhao-08




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet