O espetáculo Buenas Noches Sosiego, de Iker Ortiz de Zarate, chega ao Auditório Municipal de Olhão na noite de 20 de outubro, pelas 21h30. Integrado no IV Encontro Internacional Poesia a Sul, esta é uma das grandes produções cénicas em Espanha este ano.

2018-amo-07-Espetaculo-integrado-na-Poesia-a-Sul-Buenas-Noches-SosiegoBuenas Noches Sosiego é uma peça de teatro baseada numa montagem com textos de Fernando Pessoa, incluindo o Livro do Desassossego, concebido e interpretado pelo ator de teatro, cinema e televisão Iker Ortiz de Zarate.

Trata-se de um monólogo interativo, num ambiente de intimidade e conexão com o público, interpretado em língua castelhana e que representa uma homenagem do ator basco ao grande poeta, pensador e filósofo português Fernando Pessoa.

Iker Ortiz de Zarate nasceu em Vitoria, Álava, País Basco (Espanha). É conhecido pelo seu trabalho em Eldorado (1992), A Flor do Meu Segredo (1995) e Tengo una Casa (1996).

É um dos nomes mais conhecidos das artes na sua região natal, que recorda com emoção em várias descrições, como esta: “as celebrações da Virgem Branca, a serenidade alegre dos concertos da Banda Municipal com as pessoas sentadas à sua volta, sob a sombra dos castanheiros-da-índia. É um verdadeiro privilégio de Vitoria”, refere o autor basco.

Iker lembra ainda: "Uma das minhas primeiras memórias de infância dos feriados é a visão mágica, através das grades da varanda e ladeado pelos joelhos dos adultos, da Virgem Branca na praça e a canção, em uníssono, La Salve".