O Município de Olhão informa que já se encontra disponível ao público o Circuito Educativo do Parque de Desporto e Lazer de Pinheiros de Marim, cuja abertura ocorreu esta quinta feira, dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore.

2019-042-inauguracao-circuito-educativo-pinheiros-de-marim-01
Trata-se de um conjunto de 6 painéis, distribuídos pelo maior pulmão verde da cidade, que disponibilizam informação sobre a flora e fauna autóctones, plantas invasoras e, de uma forma geral, visam incutir em miúdos e graúdos o respeito pela natureza e pelo ambiente. Foram, igualmente, instalados, em vários locais do Parque de Desporto e Lazer caixas, que se destinam a facilitar a nidificação de aves insetívoras, que se alimentam da processionária, ajudando, assim, no controlo desta praga.

Esta atividade promovida pelo Município olhanense pretende promover conteúdos educativos no âmbito da literacia ambiental, mas também aproveitar, ainda mais, as potencialidades do Parque de Desporto e de Lazer dos Pinheiros de Marim, através da estruturação de um circuito ambiental educativo, criando uma sala de aula ao ar livre que aproxime as crianças das riquezas naturais da região.

O Circuito Educativo insere-se no projeto “Há vida nos Pinheiros de Marim”, com que a autarquia pretende estimular a ligação das crianças com a natureza. Num primeiro momento, há lugar a uma atividade em contexto de sala de aula, após o qual as crianças do concelho têm oportunidade de visitar o Parque de Desporto e Lazer dos Pinheiros de Marim, de forma a promover a experimentação e a aprendizagem através da observação e do contacto direto com a natureza.

A abertura coube a duas turmas das escolas do Largo da Feira e N.º5. Ao longo das próximas semanas, todas as turmas do 4º ano do concelho terão oportunidade de percorrer o Circuito.

O Parque de Desporto e Lazer dos Pinheiros de Marim é um espaço localizado em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

A vegetação, típica do Mediterrâneo, esconde trilhos convidativos para a realização de caminhadas.

Existe, igualmente, um ginásio a céu aberto, com diversos aparelhos de manutenção física, para além de 3 percursos distintos, que proporcionam a atmosfera perfeita para a prática de atividade física e para o combate ao stress do quotidiano, em plena natureza.

Um parque de merendas, um parque infantil, um parque canino com mais de 4.000 metros quadrados, uma zona desportiva e, agora, o Circuito Educativo, complementam esta vasta área de desporto e lazer localizada às portas da cidade de Olhão.

2019-042-inauguracao-circuito-educativo-pinheiros-de-marim-02

2019-042-inauguracao-circuito-educativo-pinheiros-de-marim-03