À 5.ª edição, o Encontro Internacional Poesia a Sul, que terminou este domingo, voltou a marcar o panorama literário internacional e consolidou Olhão como a capital internacional da poesia.

2019-169-Poesia-a-Sul-2019-01
A iniciativa do Município de Olhão, que contou, mais uma vez, com o apoio do Programa 365 Algarve, trouxe ao concelho 73 participantes de 24 países, para momentos de partilha de experiências e de intercâmbio cultural com os olhanenses, ao longo dos 10 dias do evento.

De facto, esta 5.ª edição primou pelas iniciativas de rua, privilegiando o contacto dos poetas convidados com a população: ouviu-se música, viu-se teatro, declamaram-se poemas e colocou-se Olhão no centro do mundo artístico.

Muitos espaços icónicos acolheram o Encontro, com destaque para as escolas, os Mercados Municipais, a zona ribeirinha, o caíque Bom Sucesso, o centro histórico, a Biblioteca, o Museu, ou o Auditório, num evento que se “descentralizou” pelas freguesias e chegou à Ilha da Culatra, Beja e Sevilha.

A iniciativa do Município de Olhão, que logo na 1.ª edição foi considerada a maior do seu género do Sul da Península Ibérica, já promoveu a edição de 6 cadernos de poesia, com a participação de mais de 120 poetas de todo o mundo.

Esta 5.ª edição trouxe consigo a novidade da Coleção Poesia a Sul: os primeiros 3 volumes contam com a autoria, respetivamente, de Inma Luna, Chi Trung e Fernando Cabrita.
Para a posteridade, ficam, também, os 57 bancos poéticos que, ao longo da Avenida da República, exibem excertos de poemas dos poetas convidados nesta edição de 2019, que convidam à descoberta das respetivas obras.

Para o presidente da autarquia, António Miguel Pina, este festival literário constitui “um motivo de imenso orgulho mas, acima de tudo, o resultado de um trabalho articulado entre todos os setores do município: Cultura, Educação, Comunicação, Manutenção, Contratação Pública e empresas municipais”.

O autarca, para quem “agora é tempo de fazer o balanço e começar a planear a edição de 2020”, acrescenta que “desde a 3.ª edição que o apoio do Programa 365 Algarve tem sido um valioso suporte financeiro para o contínuo crescimento do Encontro, que tem vindo a consolidar Olhão como a capital internacional da poesia, enriquecendo a oferta cultural do Algarve fora da época alta, e de uma forma descentralizada”.

2019-169-Poesia-a-Sul-2019-02

2019-169-Poesia-a-Sul-2019-03