O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo acolhe, até 22 de fevereiro, uma ação de formação acreditada, destinada a educadores de infância e professores do 1.º Ciclo. A iniciativa do Município decorre sob a temática "O passado do meio local: Olhão", e contou, no dia inaugural, com a presença dos vereadores António Camacho e Gracinda Rendeiro.

2020-004-curso-formacao-professores-museu-01
A formação, com características únicas a nível nacional, pretende promover junto dos docentes uma articulação entre a educação e a cultura, através de um programa que vai ao encontro do que se encontra definido nas metas curriculares. Foi acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e tem como parceiro o Centro de Formação Ria Formosa.

Com vertentes teórica e prática, o curso promove a identidade olhanense, valorizando o seu património ambiental e histórico.

Dos oito formadores, destaque para nomes como David Costa, do Centro de Competências TIC da Educom/DGE, e Samuel Silva, professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Ana Paula Martins, Hugo Oliveira, Sandra Romba, Joaquim Parra, Andreia Fidalgo e Veralisa Brandão completam o corpo de formadores, e possuem, igualmente, qualificações reconhecidas em áreas específicas, tais como, educação ambiental, arqueologia, património edificado, história local, tecnologias de informação, património imaterial e educação pela arte.

Dos conteúdos da ação, destaque para temas como a biodiversidade, o sistema da Ria Formosa, o território, arqueologia, património edificado, símbolos de Olhão, tecnologias de informação, personagens e personalidades históricas, património imaterial e educação pela arte.

2020-004-curso-formacao-professores-museu-02