Já terminou a formação para professores “O passado do meio local: Olhão” promovida pelo Município de Olhão, através do Museu Municipal e do Departamento de Educação, Desporto e Juventude, em parceria com o Centro de Formação Ria Formosa.

2020-044-formacao-professores-terminou-06

Esta iniciativa, com características únicas a nível nacional, contou com a colaboração dos formadores Ana Paula Martins, Hugo Oliveira, Sandra Romba, Joaquim Parra, Andreia Fidalgo, David Costa, Veralisa Brandão e Samuel Silva, e teve como objetivo central dar a conhecer Olhão: a biodiversidade, o território, o património edificado, os símbolos de Olhão, personagens e personalidades olhanenses e o património imaterial.

Foi ainda contemplada a aplicação prática dos conteúdos abordados com a apresentação de exercícios práticos no âmbito das tecnologias e da educação pela arte, em contexto de sala de aula.

Esta formação, apresentando-se como um exemplo pioneiro a nível nacional de boas práticas desenvolvidas, serviu já de inspiração a outros municípios, que já começaram a seguir estes passos, contribuindo assim para a divulgação do passado local de cada localidade e para a construção da identidade sólida de crianças e jovens.

No final desta ação, os formandos, docentes nas escolas do concelho, fizeram um balanço “bastante positivo dos conhecimentos adquiridos”, mostrando abertura para participarem noutras atividades da mesma natureza.

2020-044-formacao-professores-terminou-032020-044-formacao-professores-terminou-012020-044-formacao-professores-terminou-072020-044-formacao-professores-terminou-02