2020-061-biocidas

No âmbito da infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), têm vindo a ser desenvolvidas medidas de saúde pública que minimizem a sua propagação.

Neste sentido, é importante garantir a todos o acesso a informação validada cientificamente.

No que diz respeito a medidas de limpeza e desinfeção dos espaços públicos, não existe, até ao momento, evidência científica que recomende a eficácia do uso de biocidas para erradicar o coronavírus.

Por outro lado, qualquer produto biocida desifetante apresenta perigos, quer para o ambiente, quer para as pessoas (quem os aplica, crianças e pessoas em geral), quer para os animais. Estes riscos têm, portanto, que ser cuidadosamente avaliados.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, “não existe evidência, neste momento, para a recomendação da utilização destes produtos biocidas para a desinfeção de espaços públicos exteriores, nomeadamente de ruas. Continua, como sempre, a ser recomendada a higienização/limpeza desses espaços”.

Relembramos que a melhor forma de proteção contra o contágio é a higienização pessoal, de espaços e superfícies, a aplicação das medidas de autoproteção e o distanciamento social.