O projeto “Mais Sucesso”, da Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU), foi um dos vencedores nacionais do Programa Escolhas 8G, o que motivou a recente visita da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e do vogal do Conselho Diretivo, José Reis, à sede da associação. O Município de Olhão, parceiro da MOJU nesta e noutras iniciativas em prol da juventude olhanense, esteve representado pela vereadora Elsa Parreira.

2021-048-moju-mais-sucesso-01

“Somos parceiros da MOJU através de todo o apoio que prestamos no âmbito das várias iniciativas que a associação desenvolve, fazendo um trabalho meritório junto dos jovens mais carenciados, em bairros problemáticos”, refere Elsa Parreira.

Nesta visita a Olhão, a Alta-Comissária Sónia Pereira teve oportunidade de conhecer as condiçoes em que a MOJU tem desenvolvido o seu trabalho na comunidade e o papel determinante que o Município tem desempenhado em todo este processo. “É importante que se conheça, no terreno, como se progride nestas áreas, como é feito o trabalho junto das crianças e jovens que vivem em contextos mais desfavorecidos”, destaca a vereadora olhanense.

O programa “Mais Sucesso” existe para promover o sucesso escolar, assim como desenvolver competências sociais e pessoais nas crianças, jovens e familiares e a sua inclusão social. O Município de Olhão é investidor social neste e noutros projetos da MOJU, entre eles na “Academia Jovem de Olhão” (AJO) e no “Ser Mental”. Na AJO, que tem a sua sede no Bairro 16 de Junho, tenta-se capacitar os jovens para se tornarem empreendedores. Já o “Ser Mental”, outro grande desafio da MOJU, “veio dar uma grande ajuda no que diz respeito à saúde mental das nossas crianças, porque há muita procura de apoio nesta área e poucas respostas”, realça a vereadora Elsa Parreira.

Neste encontro que decorreu em Olhão entre a Alta-Comissária para as Migrações Sónia Pereira, o vogal do Conselho Diretivo José Reis e a vereadora do Município de Olhão Elsa Parreira - que serviu para perceber o trabalho que a MOJU desenvolve diariamente -, estiveram também presentes o coordenador do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes do Algarve, Gonçalo Salgado e o coordenador da equipa técnica da zona sul do Programa Escolhas, Rui Dinis, assim como a presidente da MOJU, Daniela Correia, e a coordenadora do programa “Mais Sucesso”, Tânia Pinheiro.

2021-048-moju-mais-sucesso-022021-048-moju-mais-sucesso-03