Olhão volta a receber cultura, desta vez muita música protagonizada por artistas locais, alguns de destaque nacional e internacional, no âmbito do projeto Bezaranha - programação cultural em rede que junta os 16 municípios do Algarve - já no próximo sábado, 5 de junho. Os espetáculos musicais, que se realizam sempre às 21h00, decorrem nos meses de junho e julho ao vivo e ao ar livre, ou através das plataformas digitais. Viviane é uma das estrelas que dará a conhecer os seus últimos sucessos, ao lado de Domingos Caetano e Fernando Leal, na noite de 3 de julho, no Largo da Restauração, na cidade cubista. Mas haverá muito mais para ver e ouvir!

2021-052-musica-da-formosa-01

Entre os dias 5 de junho e 30 de julho, passam pelos vários palcos físicos e digitais artistas olhanenses de vários estilos musicais e para todos os públicos, como por exemplo Viviane, Domingos Caetano (Íris), Fernando Leal, Luís Guilherme, Contra Corrente, The Black Teddys, Insane, Reverse, Hernâni Kalash, Infante, Denzel, Ricky B, 33 LM, Quintento Sulla’a Corda, Luís Conceição, M90, Jorge Alves, Susana Neves e Luís Infante.

Moncarapacho é a primeira localidade a oferecer música à população, numa organização do Município de Olhão que conta com o apoio da Direção Regional da Cultura e demais agentes culturais da região para concretizar mais um prjeto conjunto na área da cultura. No dia 5 de junho, o Largo da Igreja de Moncarapacho será o palco para as atuações dos M90, Jorge Alves, Susana Neves e Luís Infante.

Já no dia 11 de junho, o Largo da Restauração, em frente à Igreja Matriz de Olhão, acolhe dois intérpretes de música erudita: o Quinteto Sull’a Corda (música de câmara) e Luís Conceição (concerto de piano). E a 12 de junho, sábado, é na freguesia de Pechão que o concelho de Olhão continua a ‘dar’ música, desta vez no Largo da Igreja local com Reverse, Hernâni Kalash e Infante.

A Escola EB 2,3 João da Rosa, na freguesia de Quelfes, acolhe a 19 de junho os concertos dos Contra Corrente, The Black Teddys e Insane e na noite de 26 de junho a música vai ouvir-se no polidesportivo da Fuseta, onde atuam Denzel, Ricky B e 33 LM.

Em julho, as noites continuam a oferecer muita música em Olhão. No Largo da Restauração, em frente ao Museu Municipal, a 3 de julho, atuam os inconfundíveis artistas olhanenses Viviane, Domingos Caetano e Fernando Leal. A festa da música olhanense ao vivo termina na noite de 10 de julho na Praceta de Agadir, no coração da cidade cubista, com a atuação de Luís Guilherme.

Esta programação, que incluirá ainda vários espetáculos online até 30 de julho, realiza-se no âmbito do projeto cultural Bezaranha, que resulta de uma candidatura da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020).

A programação online, que será transmitida na página de Facebook do Município de Olhão e do Bezaranha, apresenta as atuações de Cristiano Martins (13 de junho), Lord Vegan (18 de junho), Luís Francês (25 de junho), Mel (2 de julho), Luís Correia (9 de julho), King Bizz (16 de julho), Gerações (23 de julho), Fábio Lagarto (24 de julho) e Viriato Muata (30 de julho).

O projeto “Bezaranha – Há ventos que vêm por bem!” é promovido em parceria com os 16 municípios algarvios e a Direção Regional da Cultura e abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos, contribuindo desta forma para apoiar os artistas locais de cada município, realizando também itinerâncias entre concelhos.

Para além disso, tem como objetivo a valorização do território, nomeadamente com a promoção de eventos ao ar livre o que, por um lado, permite adaptar os eventos às condicionantes da realidade pandémica e, por outro, programar a atividade cultural nos monumentos, em locais históricos e mesmo em locais não convencionais. Com este projeto pretende-se, também, dinamizar o turismo cultural e captar novos públicos e visitantes para a região, como contributo para a atividade turística e combate à sazonalidade.

2021-052-musica-da-formosa-02

2021-027-bezaranha-logos