Representantes da Infraestruturas de Portugal (IP) e da empresa que está a desenvolver o projeto da Circular de Olhão, apresentaram esta semana ao presidente do Município, António Miguel Pina, a proposta de traçado final do projeto de execução da obra. O momento serviu também para visitar alguns dos locais onde está prevista a passagem da via.

2021-069-Circular-de-Olhao 01

A Circular de Olhão, uma das obras incluídas no Plano de Recuperação e Resilência, que será levada a cabo pela IP, irá ligar a EN125, na zona do restaurante Barretão, à rotunda da saída de Olhão para a A22.

O trajeto far-se-á a norte da EN125 a partir daí, ocupando sobretudo terrenos baldios, o que permitrá libertar a cidade da poluição, insegurança e congestionamento provocados por milhares de carros que atravessam diariamente a Av. D. João VI (antiga EN125) rumo a outras cidades do sotavento algarvio.

A nova infraestrutura terá um percurso com cerca de seis quilómetros e incluirá seis rotundas, de acordo com o projeto agora apresentado e que surge após a declaração de impacte ambiental favorável (em 2019).

A Circular não terá acessos diretos às propriedades existentes na zona, fazendo-se essas ligações através da construção de vias coletoras paralelas, que existirão sempre que se justifique, assim como pelos caminhos já existentes.

Seguir-se-á o projeto de execução para posterior lançamento do concurso de execução da empreitada.

2021-069-Circular-de-Olhao 022021-069-Circular-de-Olhao 032021-069-Circular-de-Olhao 042021-069-Circular-de-Olhao 05